Durante o evento, Teca ressaltou a relevância da iniciativa: “Incluir com leveza, afeto e interação é um ótimo caminho para construir equidade.”


No último 16 de julho, a vereadora Teca Nelma (PT) participou da gincana “Combata o Capacitismo” no campus do IFAL em Marechal Deodoro. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) dentro do programa Alagoas Mais Inclusiva, reuniu mais de 300 jovens em uma tarde dedicada à conscientização, diálogo e integração em torno dos direitos das pessoas com deficiência

Durante o evento, Teca ressaltou a relevância da iniciativa: “Incluir com leveza, afeto e interação é um ótimo caminho para construir equidade.”

Ela ainda reforçou que estar presente em atividades como essa é “reafirmar o compromisso com um Estado mais justo, acessível e inclusivo para todas as pessoas”.

Reconhecida por sua trajetória em defesa da inclusão, a vereadora foi autora de marcos legais importantes, como a criação da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara de Maceió, a implantação da triagem precoce, o RG com símbolo do autismo e a Semana do Esporte Paraolímpico.

O Alagoas Mais Inclusiva é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas, coordenada pela Secdef, com o objetivo de eliminar barreiras e garantir a participação plena de pessoas com deficiência em diversas áreas, como educação, saúde, trabalho, cultura e lazer. Desde sua implantação, o programa tem sido fortalecido com ações educativas, capacitações e materiais de sensibilização, como cartilhas e guias em Libras.

Um exemplo recente da política ampliada aconteceu no dia 16 de julho, a gincana no IFAL, parte de uma série de ações itinerantes que já impactaram outras regiões do estado. “Estar com a juventude é fundamental para fortalecer essa luta contra o capacitismo e construir uma sociedade mais humana.” Disse Teca.

A presença de Teca Nelma na gincana do IFAL demonstra seu compromisso político com a inclusão e consolida o programa Alagoas Mais Inclusiva como um dos principais instrumentos do Estado no combate ao capacitismo. Ao unir autoridades, estudantes e sociedade civil, iniciativas como essa pavimentam o caminho para uma Alagoas mais justa e verdadeiramente acessível.

Por: Assessoria