A iniciativa, que ocorreu durante todo o mês, também reforçou o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar da Área Lilás da instituição hospitalar, que está disponível todos os dias para acolher as vítimas de violência.


A Campanha Agosto Lilás no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi marcada por várias ações voltadas a encorajar as mulheres a denunciar os casos de violência doméstica. A iniciativa, que ocorreu durante todo o mês, também reforçou o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar da Área Lilás da instituição hospitalar, que está disponível todos os dias para acolher as vítimas de violência.

O Agosto Lilás, voltado para a conscientização de combate à violência contra a mulher contou com a produção de um mural onde as pessoas poderiam deixar bilhetes com mensagens de apoio para as vítimas de violência acolhidas no HEA. Também foram intensificadas as ações de distribuição de panfletos informativos e palestras a respeito da violência contra a mulher, tanto na recepção quanto nas enfermarias da unidade hospitalar.

“Em 2024, a Lei Maria da Penha completa 18 anos de lutas, conquistas e muitos desafios. A violência contra a mulher não tem data para mensurar seu início. Ser mulher numa sociedade estruturalmente machista nos deixa sempre em alerta. Ser público vulnerável e estar no pico das estatísticas nos convoca e nos impõe um exercício diário de luta! Estranhamente, precisamos lutar pelo que deveríamos ter como direito garantido”, frisou a coordenadora da Área Lilás do HEA, psicóloga Yanna Albuquerque.

Ela salientou que os profissionais da Área Lilás do HEA estão juntos nesta causa o ano inteiro, 24 horas por dia, todos os dias da semana, sendo lugar de acolhimento, orientação e direcionamento a outras redes de proteção. “Aqui todo dia é Agosto Lilás. Não se cale, denuncie pelo 180”, encorajou a coordenadora da Área Lilás do HEA.

Por: saude.al.gov.br