A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta, o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em crianças com idade de cinco a 11 anos. 


Alagoas aguarda receber recomendação do Ministério da Saúde (MS) para incluir as crianças de cinco a 11 anos na campanha de vacinação contra a Covid-19, afirmou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (16).

Em nota enviada ao CadaMinuto, a pasta informou que aguarda orientação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19 (Secovid), órgão vinculado ao MS.

“Quando a Secovid oficializar ao Estado a recomendação para incluir as crianças a partir de cinco anos de idade como público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, bem como enviar remessa de imunizantes específica, Alagoas seguirá a recomendação”, disse a Sesau.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta, o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em crianças com idade de cinco a 11 anos.

A resolução com a autorização da Anvisa será publicada ainda hoje (16) no Diário Oficial da União, em edição especial, segundo gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse Mendes.

Ele acrescentou que, na comparação entre crianças de 5 a 11 com pessoas de 16 a 25 anos [considerando as doses correspondentes a cada grupo], foi identificada a presença de anticorpos nas crianças.

“E não há relato de nenhum evento adverso sério, de preocupação ou relato relacionado a casos muito graves ou mortalidade por conta da vacinação. Esse perfil de segurança é muito importante”, completou.

De acordo com a gerente geral de Monitoramento, Suzie Marie Gomes, as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem manter a dose pediátrica. A vacina da Pfizer-BioNTech já havia sido autorizada para aplicação em adolescentes com idade a partir de 12 anos.

Segundo a Anvisa, a dose da vacina para crianças será diferente daquela utilizada para pessoas a partir de 12 anos. Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação.