A confirmação dos casos foi feita nesta quarta-feira (1º) pelo laboratório de referência nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Alagoas registrou mais três casos de Covid-19 provocados pela variante delta, dois na capital alagoana e um no município de Marechal Deodoro. A confirmação dos casos foi feita nesta quarta-feira (1º) pelo laboratório de referência nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E levando-se em consideração a transmissibilidade da variante delta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta que toda a população continue seguindo as restrições sanitárias, o protocolo de distanciamento social e alerta sobre a importância da vacina.

Dos três casos, dois são do sexo feminino, com idades de 16 e 54 anos, que residem, respectivamente, em Maceió e Marechal Deodoro. Já o terceiro caso é do sexo masculino, com idade de 19 anos, que mora em Maceió.

As amostras foram coletadas ente os dias 9 e 11 de agosto e, segundo o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesau, os pacientes já estão recuperados e não agravaram.

Os primeiros casos da variante Delta em Alagoas foram confirmados dia 9 de agosto e eram de dois homens de 63 e 24 anos, que residem, respectivamente, em Maceió e Palmeira dos Índios. Somam-se agora, no Estado, cincos casos confirmados desta variante, originada na Índia em outubro de 2020.

O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, afirma que Alagoas continua lutando pelo combate à pandemia, com resultados importantes e avanço na campanha de vacinação. “Alagoas segue com baixa ocupação hospitalar e queda no número de óbitos. Além disso, 78% da população adulta alagoana já está vacinada com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19”, afirma o gestor.

“Peço para que a população mantenha o uso da máscara, do isolamento social, da higienização das mãos e continue atendendo ao chamado para a vacinação, tanto para a primeira dose, como para a segunda. Pois somente com a vacinação e o respeito às medidas sanitárias, venceremos a Covid-19”, ressalta Alexandre Ayres.

E para que a variante delta não proporcione uma nova onda, é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19. Por isso, não esqueça:

– Use máscara ao sair de casa;

– Respeite os protocolos de distanciamento social;

– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

– Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;

– Fique em casa se você se sentir indisposto;

– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.