O estado de Nova Gales do Sul registrou 356 casos, um recorde desde que a região começou a contabilizar novos contágios devido à variante Delta do coronavírus em meados de junho. 


A cidade australiana de Sydney, cujos habitantes respeitam um confinamento há sete semanas, registrou nesta terça-feira (10) o número de contágios mais elevado de covid-19 desde meados de junho, apesar dos esforços para frear o avanço da pandemia.

O estado de Nova Gales do Sul registrou 356 casos, um recorde desde que a região começou a contabilizar novos contágios devido à variante Delta do coronavírus em meados de junho.

Sydney é a maior cidade do país, com mais de cinco milhões de habitantes. O foco de contágios que provocou o confinamento resultou até o momento em 32 mortes e foram registrados 5.805 casos, segundo os números oficiais.

"Nossa estratégia é nos aproximarmos ao máximo de zero (casos), mas infelizmente estamos vendo o aumento dos números", afirmou a primeira-ministra do estado, Gladys Berejiklian.

A cidade Byron Bay, na costa, foi a última do estado a decidir confinar sua população.

Em Melbourne, segunda maior cidade do país, cinco milhões de habitantes estão confinados pela sexta vez desde o início da pandemia, após a detecção de um foco de contágios na semana passada.

Durante 18 meses a estratégia australiana de luta contra o vírus, baseada em uma campanha em larga escala de testes de diagnóstico, confinamentos e fechamento de fronteiras, deu frutos. Mas a variante Delta, muito mais contagiosa, parece afastar o país da meta "zero covid" e os australianos estão irritados com os sucessivos confinamentos.

Apenas 20% dos cidadãos do país receberam até o momento as duas doses da vacina contra o coronavírus devido a problemas de abastecimento e a uma desconfiança de parte da população a respeito dos fármacos.

O primeiro-ministro Scott Morrison admitiu que o país trava uma "difícil batalha" contra a variante Delta e desejou que "todos possam se reunir ao redor da mesa no Natal".

O país de 25 milhões de habitantes registrou até o momento quase 37.000 casos de covid-19 e 940 mortes.