Informação foi divulgada pela polícia e inquérito já foi enviado ao Ministério Público.


A Polícia Civil divulgou na última semana, informações do inquérito policial que investiga a morte da criança Ana Tereza Martins Ângelo, 3 anos, que foi vítima de um atropelamento que ocorreu no mês de março deste ano. O carro de modelo caminhonete D-20, prestava serviços a Prefeitura de Olho D’água do Casado.

Por telefone, a reportagem conversou com o Escrivão da Polícia Civil - Flávio, que ficou responsável para apurar o caso juntamente com o delegado Leonam Pinheiro.

Ele adiantou que o motorista que teve o nome preservado, irá responder por homicídio culposo por acidente, que é quando não tem intenção de matar. O policial, destacou que o inquérito foi enviado dentro do prazo ao Ministério Público, mas esclareceu que houve uma demora, porque a família não registrou a ocorrência na delegacia responsável pelas investigações.

“Na época, os familiares foram a Delmiro Gouveia, mas depois tomamos conhecimento e fomos até o endereço, geralmente a população de Olho D’água do Casado, tem o costume de procurar a delegacia de Delmiro, mas a responsável é a de Piranhas.” Destacou.

Ainda na investigação, a Polícia Civil constatou irregularidades no contrato da Prefeitura com os proprietários dos carros.

“Durante o trabalho investigativo, comunicamos ao judiciário e a promotoria que a Prefeitura de Olho D’água do Casado contrata motoristas sem serem qualificados, além disso não havia uma pessoa que pudesse auxiliar o motorista nos trabalhos de condução.” Ressaltou o policial.

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/07), define os seguintes requisitos mínimos para o condutor de veículo escolar: idade superior a 21 anos; habilitação em categoria D; aprovação em curso especializado; e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os 12 últimos meses.

Nossa reportagem tentou por diversas vezes falar com o Secretário de Educação da Prefeitura, mas ele não atendeu os telefonemas.

O caso:

Morreu nesta quinta-feira (3), depois de passar quase 60 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió, uma criança de quatro anos de idade identificada como Ana Tereza Martins Angela, natural de Olho D’água do Casado, Sertão de Alagoas.

Ana Tereza, foi atropelada por uma caminhonete D-20, que presta serviço à Prefeitura Municipal de Olho D’água do Casado no dia 8 de março deste ano, no Povoado Poços Salgados, zona rural da cidade. Na época ela chegou a ser socorrida por um Helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) de Delmiro Gouveia.

Segundo a família, o acidente aconteceu quando a criança estava chegando da escola por volta das 12h. “Ela estava na cabine da caminhonete, quando desceu e ao passar pela frente do carro, o motorista acelerou e passou com a roda por cima da cabeça de minha filha.” Disse a mãe que estava no ‘terreiro’ da residência e presenciou a cena.

Ainda segundo a família, além das condições de insegurança em que as crianças eram transportadas, não havia nenhuma pessoa, além do motorista que pudesse controlar a entrada e saída do veículo.