Os suspeitos de fraude tinham passado para as novas fases do exame para soldado combatente e já tinham sido desclassificados pela fraude.


A Justiça de Alagoas determinou, ao Governo do estado, a condução da exclusão de três candidatos suspeitos de fraude do concurso público para oficial da Polícia Militar, certame realizado em 2021, e a convocação de três excedentes ao número de vagas que ficaram abertas para a próxima etapa, que é a do Teste de Aptidão Física (TAF).

Os suspeitos de fraude tinham passado para as novas fases do exame para soldado combatente e já tinham sido desclassificados pela fraude, porém eram três dos nomes que participariam das etapas para o cargo de oficial.

O pedido da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) foi para que a Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) chamasse os candidatos que ficaram na 76ª, 77ª e 78ª posição no certame. Aprovados, eles haviam ficado de fora do total de oportunidades determinadas no edital, que eram de 75 concurseiros que avançam para a próxima fase.

O TNH1 entrou em contato com a Seplag e foi informado de que a decisão já foi encaminhada para o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização do certame, dar cumprimento.

Fraudes em concurso - Os concursos para policial militar, policial civil e bombeiro militar foram suspensos pela Justiça após a primeira fase da Operação Loki, que apurou denúncia de fraudes realizadas por um grupo criminoso que desenvolveu um esquema de alcance nacional. Neste ano, as etapas foram retomadas.