Os dois novos pacientes, que chegaram há poucos dias da Itália, apresentaram sintomas da doença e já tiveram material coletado para o exame de detecção pela equipe do Lacen.


A Secretaria de Saúde informa que nesta sexta-feira (13), mais duas pessoas estão em fase de investigação para o novo Coronavírus (Covid-19), em Paulo Afonso.

Os dois novos pacientes, que chegaram há poucos dias da Itália, apresentaram sintomas da doença e já tiveram material coletado para o exame de detecção pela equipe do Lacen. A coleta foi enviada para Salvador e o resultado deverá sair em 48 horas, provavelmente na segunda-feira (16).

A Vigilância em Saúde ressalta que segue com o protocolo de isolamento domiciliar dos familiares, além do monitoramento, como foi feito com a investigação da mulher de 23 anos desta quinta-feira (12). O isolamento domiciliar deverá ser de 16 dias, como prevê as medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), e ficarão sendo monitoradas pela vigilância e a Atenção Primária a Saúde.

No município, são três casos sendo investigados, com coleta de material pelo Lacen, com possível resultado de um paciente para este sábado (14), e os outros dois para a segunda (16). Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas deste sábado (14).

Ainda a partir deste sábado (14), será implantada barreira sanitária na Rodoviária e a partir da segunda-feira (16), no Aeroporto. Essa barreira consiste em profissionais da vigilância, capacitados para esta ação, que trabalharão em sistema de revezamento, dando orientações e captando casos suspeitos. Caso haja algum caso suspeito, a equipe encaminha para o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), onde é realizado o trâmite de isolamento e pesquisa.

Para as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença, como tosse, febre alta e falta de ar, ou as assintomáticas que tiveram contato com alguma pessoa infectada pelo vírus, deverão procurar os postos de saúde da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h. Nos fins de semana, deverão se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas, que estarão em regime especial de atendimento, tanto do Centro, localizado em frente a Bobs, como no BTN, das 8h às 17h.

Nos horários em que não tenham atendimento nem nos postos nem nos Centros de Especialidades, a população deverá procurar o HNAS, no Centro, ou HMPA, no BTN.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Fonte: Ascom PMPA