Um dos jóqueis mais importantes do turfe brasileiro se envolveu em uma colisão na última segunda-feira, 2, no município de Água Branca.


Nesta quinta-feira, 5, a família de Juvenal Machado, um dos jóqueis mais importantes do turfe brasileiro, confirmou que ele foi uma das vítimas da colisão envolvendo dois carros em um trecho da BR-423, no município de Água Branca, registrado na manhã da última segunda-feira, 2. O campeão está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo em Santana do Ipanema.

As informações publicadas no site do Globo Esporte do Rio de Janeiro  destaca que a esposa de Juvenal, Marilene da Silva, informou que ele passou por uma longa cirurgia na última segunda, perdeu um baço e está na UTI do Hospital Regional de Santana do Ipanema. Juvenal tem 65 anos e o quadro é considerado estável.

Marilene informou que, de acordo com o último boletim, atualizado pelos médicos na tarde desta quinta, o quadro melhorou e deixou de ser considerado grave.

- O doutor William, nosso médico intensivista, disse que mais cedo o Juvenal por si próprio se desentubou. Jogou os negócios da entubação pra lá. O sedativo já até diminuiu, e agora tá em cinco... Os exames que são feitos de rotina estão todos bons e a questão da urina, que estava comprometida, agora não está mais. Além disso, foi descartada a questão da infecção, apesar de ontem ter apresentado um quadro com febre. Hoje, durante o dia, não apresentou mais. Tudo está correndo como os médicos esperavam - explicou a esposa.

- O próprio organismo dele vai agir, como já está agindo. Hoje ele ainda está com uma sonda para de hidratar, mas em breve ela será retirada para hidratada por via oral mesmo. Numa situação muito remota é que ele vai retroceder. Isso é muito improvável, apesar de não ser descartado. A gente aqui tem aquela fé, aquela confiança e a esperança de que ele irá melhor ainda mais e não regredir.

A esposa também deu detalhes sobre a cirurgia de Juvenal.

- Ele recebeu os primeiros atendimentos na UPA e lá eles viram que não teve nenhuma fratura, que ele estava lúcido, mas o abdome estava inchando muito e ele reclamava de muita dor. Ele foi transferido para o hospital de Santana (do Ipanema) com suspeita de uma hemorragia interna. Foi direto pro centro cirúrgico e foi feita rapidamente uma drenagem. Logo foi detectado que ele foi atingido no baço e afetou também o rim, com alguns hematomas. Segunda, ele entrou na sala de cirurgia 11h45 e saiu 14h45 - informou Marilene.

- Até o momento, a informação que temos é que ele vai ficar aqui mesmo (em Santana do Ipanema). Só se ele apresentar um outro tipo de quadro de piora, aí que pode acontecer essa transferência, mas até o momento ficaremos por aqui - acrescentou a esposa de Juvenal.

Marilene disse ainda que o marido estava com dois funcionários no carro, no momento do acidente, mas eles tiveram apenas ferimentos leves

- Estão tranquilos e já voltaram à rotina normalmente.
  
Destaque nacional

Juvenal ganhou status de ídolo do turfe nacional nas décadas de 70 e 80. O Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro, lotava nas suas corridas. Ele conquistou cinco vezes o GP Brasil de Turfe, foi hexacampeão de estatística e rivalizou com J. Ricardo.

Juvenal chegou ao Rio em 1971, aos 16 anos, e se aposentou em 2002, quando voltou a Alagoas para morar em Delmiro Gouveia, cidade onde nasceu.

O Jockey Club Brasileiro emitiu nota e destacou a importância de Juvenal para o esporte no Brasil.

- Desejamos pronto restabelecimento para o multicampeão da estatística de pilotos no turfe carioca e terceiro maior ganhador do Hipódromo da Gávea.

Com informações do globoesporte.com