A sentença, assinada pelo juiz Elielson dos Santos Pereira, em 19 de setembro de 2025, reconheceu fraude à cota de gênero praticada pela sigla.
A Justiça Eleitoral da 51ª Zona de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, decidiu cassar todos os mandatos conquistados pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) nas eleições municipais de 2024. A sentença, assinada pelo juiz Elielson dos Santos Pereira, em 19 de setembro de 2025, reconheceu fraude à cota de gênero praticada pela sigla.
A ação foi proposta pelo candidato a vereador Flávio Vieira dos Santos (MDB), que acusou o PSB de lançar candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir formalmente a exigência legal de, no mínimo, 30% de mulheres na disputa. Entre os nomes apontados estava o da candidata Godima dos Santos Cabral, que recebeu apenas sete votos, mesmo tendo histórico eleitoral anterior de destaque, com 273 votos em 2023 para o cargo de conselheira tutelar. Na decisão, o magistrado destacou que Godima não apresentou movimentação financeira relevante e não comprovou atos efetivos de campanha, o que configurou “candidatura fictícia”.
Com a cassação da chapa, a Câmara Municipal de São José da Tapera deverá passar por recomposição e os vereadores eleitos Scheyla X e Kel da Tigela - eleitos pelo PSB - deverão perder os mandatos.
Por: jaenoticia

0 Comentários