Único estado brasileiro presente na Paris Design Week lança hoje (25), catálogo, às 16 horas, no Centro de Referência do Artesanato Alagoano.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais, (Serfi/AL) e da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag/AL), celebra nesta segunda-feira, 25. o protagonismo do artesanato alagoano, incentivado pelo Programa Alagoas Feito à Mão, e ganha projeção no mercado interno e internacional com a exploração de novos nichos de negócios, nos quatro cantos do Brasil e do mundo. O coquetel de apresentação do catálogo da exposição vai acontecer às 16 horas, no Centro de Referência do Artesanato Alagoano (Praça dos Martírios).
O estado foi o único eleito, entre todos do Brasil, a participar da Paris Design Week 2025, com a exposição ‘CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO’, em um dos espaços mais cobiçados do design contemporâneo. “Alagoas vai Brilhar em Paris. Miami e Nova York já tiveram a honra de conhecer nosso artesanato. Agora, a capital francesa vai ser impactada pela expressividade do artesanato alagoano. Com o apoio do governador Paulo Dantas, da secretária de Estado Paula Dantas (Seplag), e do curador e galerista Marco Aurélio Pulchério, vamos levar obras de 23 artesãos alagoanos, de diversos municípios do estado. Só temos motivo para nos orgulhar”, comemora o secretário, Júlio Cézar (Serfi).
Ele credita esse momento de projeção de Alagoas ao trabalho persistente e alinhado dos gestores e equipes integrantes do Governo alagoano, como também à própria iniciativa da criação de uma secretaria que tem entre suas finalidades a captação de novos investimentos para o estado.
Ele enfatiza que essa projeção em Paris é ainda mais significativa diante da proximidade atual dos governos brasileiro e francês.
“Tudo isso concorre para a expansão de nichos de negócios já consolidados e para abertura de novas frentes de mercado. Não foi por acaso que o Governo Federal criou uma secretaria voltada especialmente para cuidar das relações institucionais, federativas e internacionais. E nossa Serfi tem marcado presença nas discussões que alavancam as iniciativas do estado”, acrescentou o secretário.
Sobre o catálogo
As peças que compõem a exposição “CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO” foram talhadas em madeira, barro e outras matérias-primas tradicionais do estado, esculpidas, modeladas e pintadas à mão por 23 artesãos criteriosamente selecionados de diferentes regiões do estado — incluindo mestres da Ilha do Ferro, do núcleo do Mestre João das Alagoas, e de diversas localidades do Médio Sertão.
O tradicional artesanato alagoano, além de ocupar a Maison & Objet, também terá destaque na programação oficial de eventos na mesma semana, em Paris. Na Mostra Amuleto, promovida pela Apex-Brasil, com a curadoria de Bruno Simões, o artesão Salvinho, da Ilha do Ferro, vai apresentar um conjunto de cabeças com pássaros multicoloridos inspirados pelo Rio São Francisco.
Já a mestra Sil, de Capela, vai exibir a obra “Jaqueira com meninos soltando pipa” na exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, promovida pela Bref, Design Art e curadoria de Pat Monteiro Leclercq, sediada na Embaixada do Brasil em Paris, de 3 a 5 de setembro, como parte das celebrações do Ano Cultural Brasil – França.
Em cada peça, cores singelas, temas afetivos e traços carregados de tradição revelam as narrativas do povo alagoano, expressões autênticas de memória, identidade e pertencimento, que atravessam gerações e agora ganham o mundo.
Serviço: “CABOCO + ALAGOAS FEITA A MÃO”
Ficha Técnica
Mestres e artesãos:
● Adriana Siqueira
● Amilton
● Ass. Artesãs do Pontal do C
● Ass. Artesãs do Pontal do Coruripe
● Boró Sandes
● Cicinho
● Claudio da Capela
● Clemilton
● Família Antonio de Dedé - Adailton
● Família Antonio de Dedé - Antônio José
● Família Antonio de Dedé – Ismael
● Irailda da Capela ● Jailton e Jamile
● Jose Francisco Afranio
● Leonilson Arcanjo
● Mestra Irineia
● Mestra Nena da Capela
● Mestra Sil da Capela
● Mestre Aberaldo
● Mestre Chico Cigano
● Mestre Jasson
● Mestre Petrônio
● Mestre Zezinho de Arapiraca
● Salvinho
Curadoria e Direção de Arte: Marco Aurélio Pulchério
Coordenação e Produção: Coordenação e Produção: Marco500/Caboco
Realização: Governo de Alagoas SerfiI / Alagoas Feita à Mão
Agente comercial: Caboco
Por: Assessoria

0 Comentários