Maria Edilene Gomes dos Santos e Claudemir Paz da Silva, foram presos em Serra do Ramalho no Estado da Bahia em uma ação conjunta do DINPOL da PC de Alagoas com o apoio do CATTI e da Delegacia Territorial.


Em uma ação conjunta das Polícias Civis de Alagoas e da Bahia, foi preso nesta sexta-feira (04) o casal Maria Edilene Gomes dos Santos, conhecida como Lena, de 50 anos, e Claudemir Paz da Silva, de 36 anos. Eles são acusados do homicídio brutal de José Lopes da Silva, ocorrido no dia 19 de março de 2024, no povoado São José, zona rural de Mata Grande, no Sertão alagoano.


A prisão foi realizada na cidade de Serra do Ramalho, no estado da Bahia, por equipes da Diretoria de Inteligência Policial (DINPOL), da Central de Atendimento à Denúncia e Investigação (CATTI – São Francisco), e do Setor de Investigação (S.I) da Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa-BA, pertencente à 24ª COORPIN.


Segundo os autos do processo, o casal atraiu a vítima até sua residência sob o pretexto de consumir bebidas alcoólicas. Durante o encontro, houve um desentendimento que terminou em assassinato. José Lopes foi morto com golpes violentos de enxada e pá, além de perfurações na região abdominal. Após o crime, os autores arrastaram o corpo da vítima e o desovaram em um matagal, onde ele foi posteriormente encontrado por vizinhos.


Logo após o homicídio, Maria Edilene e Claudemir fugiram e permaneceram foragidos por mais de um ano, até serem localizados nesta tarde pelas forças policiais baianas e alagoanas. Os mandados de prisão foram expedidos pela Comarca de Mata Grande (AL).


A prisão do casal representa mais um passo importante no combate à impunidade e reforça a integração entre as forças de segurança dos dois estados.