Vereador também presenteou o campus com artesanato local que simboliza a identidade cultural do sertão.

Na última quarta-feira, 4 de junho, a Câmara Municipal de Piranhas foi palco de uma homenagem especial à educação pública. O vereador José da Silva Santos, o Zé Neto do MST, apresentou e teve aprovada uma Moção de Congratulações ao Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) pelos seus 15 anos de atuação no Alto Sertão alagoano.
A moção celebra a contribuição significativa da universidade para o desenvolvimento educacional, científico e social da região, reconhecendo o papel transformador da UFAL na vida de milhares de jovens sertanejos. Zé Neto destacou que a presença da universidade pública no sertão é um instrumento de resistência, mobilização social e construção de cidadania.
Durante a sessão solene, o parlamentar também entregou dois presentes simbólicos à representação da universidade: um quadro bordado por artesãs da comunidade de Entremontes e uma peça artesanal produzida por uma artesã piranhense. Os itens representam a riqueza cultural e a força das mãos que constroem o sertão e foram entregues como forma de reforçar a ligação entre o saber acadêmico e a cultura popular.
“A UFAL é símbolo de transformação para o povo sertanejo. Esta moção é uma homenagem ao esforço coletivo que, há 15 anos, abre portas, muda histórias e planta esperança em cada estudante do sertão. Nosso agradecimento vem também em forma de arte, cultura e memória viva do nosso povo”, declarou o vereador.
O momento foi acompanhado por professores, estudantes, lideranças locais e populares que reconhecem o campus como um espaço de resistência e oportunidades.
Por: Thyara Ravelly (@revisoes_ravelly) – colaboradora do it.com.br