Suspeito mantinha escritório com fachada de especialista em benefícios rurais do INSS; caso ocorreu em Piranhas.


Uma operação conjunta realizada nesta quinta-feira (29) pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB-AL), por meio da Subseção Sertão, da Comissão de Fiscalização e da Comissão de Advocacia Criminal do Sertão, apurou graves denúncias de exercício ilegal da advocacia na cidade de Piranhas e região.


Segundo as investigações, o suspeito é um estudante de Direito que cursa apenas o 4º período, mas que se apresentava como advogado e atuava principalmente em processos previdenciários, especialmente aposentadorias e benefícios rurais do INSS. Para reforçar a falsa credibilidade, ele mantinha um escritório que se identificava como especialista em soluções previdenciárias voltadas ao público rural.


Além da prática ilegal da advocacia, o indivíduo também será investigado por suposto envolvimento em estelionato. De acordo com as denúncias, ele utilizava procurações para aplicar golpes, induzindo vítimas — em sua maioria idosos e aposentados — a realizarem empréstimos pessoais, sob a promessa enganosa de agilizar processos de aposentadoria ou concessão de benefícios.


A operação contou com o apoio da OAB Maceió, bem como de equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, que agora ficará responsável por aprofundar as investigações e responsabilizar os envolvidos.