Criminosos faziam parte de uma quadrilha interestadual chefiada por presidiário de Pernambuco; perseguição terminou com dois presos e carga recuperada.


Uma ação integrada entre a Polícia Militar de Alagoas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil resultou na recuperação de um caminhão roubado com uma carga de vasos sanitários acoplados, em uma ocorrência que expôs mais uma vez a ousadia e a organização de quadrilhas especializadas em roubo de cargas na região Nordeste.

O crime ocorreu no município de Inhapi, no Alto Sertão de Alagoas, quando o caminhão foi tomado de assalto por integrantes de uma organização criminosa interestadual. Segundo informações levantadas durante a investigação, o grupo é comandado por um presidiário do sistema prisional de Pernambuco, que atua como mentor de diversos roubos a carretas na região.

Inicialmente, o alvo do grupo seria uma carreta com carga avaliada em cerca de R$ 2 milhões, mas o veículo sofreu uma pane mecânica ainda em território pernambucano. Sem querer retornar de mãos vazias, os criminosos decidiram roubar o caminhão carregado com vasos sanitários.

A ação criminosa, no entanto, foi frustrada graças ao sistema de rastreamento da empresa proprietária da carga. O sinal indicava que o veículo estava em um terreno baldio nos fundos do Hospital Regional do Alto Sertão, próximo também do 9º Batalhão da Polícia Militar. Guarnições da Rádio Patrulha foram ao local e encontraram o caminhão atolado, além de um veículo suspeito circulando nas imediações.

Ao perceberem a presença policial, os suspeitos empreenderam fuga, dando início a uma perseguição que se estendeu pela BR-423. Já nas proximidades do povoado Carié, os criminosos foram interceptados com o apoio da PRF e do Pelopes. Dois foram presos em flagrante, enquanto outros dois conseguiram escapar, levando uma bolsa que, segundo a polícia, pode conter as armas utilizadas na ação.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, o veículo de apoio utilizado pela quadrilha e o caminhão com a carga intacta. Os suspeitos presos confirmaram que são naturais de Pernambuco e integrantes da organização criminosa, que segundo eles, possui estrutura especializada para desativar rastreadores e realizar assaltos a cargas milionárias. O grupo também estaria envolvido em recentes roubos a carretas da empresa Friboi na região de Lajedo-Pernambuco.

Os criminosos foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Delmiro Gouveia, onde foram autuados pelo delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti pelos crimes de roubo qualificado, organização criminosa e receptação.

Em entrevista, o tenente-coronel Pedro de Oliveira e o delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti destacaram a importância da Operação Alvorada e da integração entre as forças de segurança. “Essa ação representa mais um duro golpe contra o crime organizado que atua na nossa região. Estamos trabalhando de forma unida para garantir a segurança da população do Sertão alagoano”, ressaltou o oficial.

A Polícia continua as buscas pelos foragidos e investiga a atuação da quadrilha em outros estados do Nordeste.

Por: Por: Thyara Ravelly (@revisoes_ravelly) – colaboradora do it.com.br