Com alta capacidade de resistência à escassez hídrica, Feroz Viptera 3 apresenta resultados acima da média de mercado, tanto para grão quanto para silagem.

Mesmo diante da escassez hídrica que caracteriza a região, os estados de Alagoas e Sergipe têm se beneficiado dos resultados positivos advindos do uso de Feroz Viptera 3, híbrido de milho da Syngenta. O uso de sementes adequadas às condições de clima e solo do sertão nordestino tem proporcionado mais produtividade e rentabilidade entre os pequenos agricultores, não só no caso do grão, mas também da silagem, utilizada na alimentação do gado leiteiro.
Nos últimos anos, o híbrido Feroz Viptera 3, desenvolvido pela Syngenta, vem obtendo uma produtividade bem acima da média histórica do mercado. Na safrinha 2024, por exemplo, o desempenho ultrapassou os 7.500 kg/ha de milho, nas regiões Norte e Nordeste, em relação à média de 5.400 kg/ha registrada pela Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). Esse volume confirma a produtividade superior, entre 42% e 51%, que já era registrada há pelo menos três anos.
O desempenho é resultado das características do produto, que conferem maior robustez e estabilidade, com melhor relação custo-benefício. Isso tem atraído a atenção de pequenos agricultores em municípios como Major Isidoro e Jaramataia, em Alagoas, que têm registrado aumento de produtividade e renda, além de melhora da qualidade de vida das famílias.
Diego Palota, Diretor Comercial da Sementes NK Norte-Nordeste, explica que as características do produto, como a excelente qualidade dos grãos, a boa qualidade de raiz e colmo da planta, conferem segurança na colheira. “Além disso, a sanidade foliar e a tolerância ao complexo de enfezamento, somados ao baixo fator de reprodução para nematóides, contribuem para que os produtores da região consigam produzir mais e com qualidade, mesmo com a escassez de chuvas em relação a outras áreas produtoras”, completa o executivo.
Os investimentos em genética também permitem que Feroz Viptera 3 entregue alta digestibilidade de fibras e grãos, com excelentes resultados, de acordo com sua análise bromatológica de silagem, atestando a qualidade do alimento que será dado ao gado e favorecendo uma maior produção de leite.
No sertão alagoano, agricultores tiveram produtividade média de 42,9 toneladas de massa verde/ha para silagem, em uma região que se caracteriza pela grande produção de leite. Mas alguns ensaios chegam a indicar a produção ainda maior, de até 69 toneladas de massa verdade/ha, correspondendo a 42 mil litros de leite/ha.
O Feroz Viptera 3 também conta com excelente intervalo para corte com alto stay green, garantindo ao produtor maior eficiência na produção de silagem, com melhor qualidade, de 10 a 12 dias, na safra verão, ou de 8 a 10 dias, na safrinha.
“O híbrido de milho é altamente resistente e se adapta bem às condições adversas, como a seca. Na minha propriedade, após 15 dias sem chuva, todos acreditavam que a plantação morreria e que seria necessário replantar. No entanto, quando a chuva veio, o milho se recuperou e produziu uma colheita satisfatória, que foi utilizada para silagem. O híbrido Feroz é excelente tanto para silagem quanto para grãos, com ele obtive resultados positivos, mesmo em períodos de seca prolongada”, explica Júlio César de Oliveira da Silva Santos.
“Para nós da Syngenta é muito gratificante ouvir dos produtores os resultados que estão obtendo em produtividade e lucratividade, possibilitando que façam investimentos em suas propriedades, ampliem suas áreas plantadas e, consequentemente, melhorem a qualidade de vida de toda a família”, finaliza Palota.
Por Assessoria