A ação ocorreu no povoado Alto Bonito, zona rural de Delmiro Gouveia, como parte da Operação Renoe, uma iniciativa nacional de combate a organizações criminosas.


Na tarde desta terça-feira, 4, por volta das 16h30, uma equipe do PELOPES, pertencente ao 9º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas, prendeu em flagrante um homem de 24 anos, identificado como M. S. da Conceição, por porte ilegal de armas de fogo. A ação ocorreu no povoado Alto Bonito, zona rural de Delmiro Gouveia, como parte da Operação Renoe, uma iniciativa nacional de combate a organizações criminosas.

Durante patrulhamento ostensivo em uma área vicinal, os policiais perceberam a atitude suspeita do indivíduo, que tentou fugir ao avistar a viatura. Após breve perseguição, ele foi interceptado, e, durante revista pessoal, um revólver calibre 32 foi encontrado em sua posse.

Questionado, o suspeito revelou possuir mais armas em sua residência. A guarnição se deslocou ao local indicado, onde foram apreendidas duas espingardas soca-tempero, uma espingarda de seta e munições. Um celular também foi confiscado como parte do material apreendido.

Para garantir a segurança da equipe e evitar fuga, o uso de algemas foi necessário, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 11 do STF. O suspeito recebeu voz de prisão e teve seus direitos constitucionais garantidos. Após passar por exame de corpo de delito na UPA de Delmiro Gouveia, foi encaminhado à delegacia plantonista de Santana do Ipanema, onde o flagrante foi formalizado.

Material apreendido:

2 espingardas soca-tempero

1 espingarda de seta

1 revólver calibre 32, marca CARAMURU (número 7588)

1 munição calibre 32, intacta

1 celular LG azul

A ação integra a Operação Renoe, articulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado. A operação reforça o compromisso das forças policiais no enfrentamento ao crime organizado e à posse ilegal de armas.

A Polícia Militar reforça a importância das denúncias anônimas para combater a criminalidade. Informações podem ser repassadas pelo número 181.