Ex-boxeador morreu na quinta (24) num hospital em São Paulo por complicações da demência pugilística, doença incurável diagnosticada em 2013. Despedida acontecerá nesta sexta (25) na Assembleia Legislativa. Sepultamento será em São Caetano do Sul. Ele deixa esposa e 3 filhos.


O corpo de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, começou a ser velado em cerimônia aberta ao público a partir das 8h desta sexta-feira (25) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Zona Sul da capital paulista. O velório será encerrado por volta das 12h.

O ídolo do boxe brasileiro morreu na quinta-feira (24) por complicações da demência pugilística, doença incurável que o acometia. Em 2013 ele havia sido diagnosticado com a doença degenerativa, também conhecida por Encefalopatia Traumática Crônica (ETC).

Maguila tinha 66 anos e deixa esposa e três filhos (Edimilson Lima dos Santos, Adenilson Lima dos Santos e Adilson Rodrigues Júnior). A viúva de Maguila, Irani Pinheiro, deverá dar uma entrevista coletiva à imprensa por volta das 9h dentro do Hall Monumental na Alesp. Foi ela que confirmou ao g1 a morte do marido.

O casal morava em Itu, cidade do interior do estado, onde o ex-boxeador fazia tratamento por causa da doença. Mas seu estado de saúde piorou e ele precisou ser transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde faleceu.

Depois da Alesp, está previsto um cortejo de carro com o caixão que levará Maguila ainda nesta sexta até São Caetano do Sul, cidade vizinha no ABC Paulista. A ideia da família é de que o ídolo do boxe nacional possa ser reverenciado pela população nas ruas do município. Familiares o aguardarão no Cerimonial Ossel, um espaço funerário reservados para eles prestarem homenagens ao ex-atleta.

O enterro do ex-boxeador também ocorrerá nesta sexta em São Caetano. Essa cerimônia de despedida será restrita a parentes e amigos do multicampeão de pugilismo pelo Brasil. Quando o corpo deixará Alesp, bem como o nome do cemitério no ABC e o horário do sepultamento ainda não foram informados à imprensa pela família dele.

No perfil de Maguila no Instagram, a família publicou a informação de sua morte ainda na quinta: "É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Adilson Maguila, uma figura emblemática e muito querida dentro e fora do ringue. Deixa um legado inestimável no esporte e na vida de muitos brasileiros. Maguila permanecerá vivo em nossas memórias e corações".