Projeto, que conta com assinatura do governador Paulo Dantas, terá execução técnica da Connecting Food.


Para contribuir com a redução dos índices de insegurança alimentar em Alagoas, o Governo do Estado, por meio do programa Alagoas sem Fome, vai se unir ao Movimento Todos à Mesa. A primeira coalizão brasileira de empresas e organizações que se unem para reduzir os impactos da fome no Brasil atua na redução do desperdício de alimentos por meio do fortalecimento de redes de redistribuição. E nesta sexta-feira (2), às 11h, ocorrerá a Assinatura do Protocolo de Intenções entre as partes, no Auditório Aqualtune - Palácio República dos Palmares, em Maceió, Alagoas.

O acordo visa envidar os esforços necessários para estabelecer um plano de trabalho conjunto, visando maximizar o impacto socioambiental da iniciativa alagoana. A execução técnica do plano de trabalho será realizada pela  Connecting Food, primeira foodtech brasileira de impacto social especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas às Organizações da Sociedade Civil.

"A implementação de redes inteligentes de redistribuição de alimentos pode ter um impacto significativo na redução da fome no país. Dessa forma, a colaboração entre os setores público e privado é essencial para promover um ambiente mais favorável à doação de alimentos. Com isso, podemos ampliar o acesso da população a uma alimentação adequada, que é um direito de todos os cidadãos. Neste projeto, a Connecting Food realizará um diagnóstico para identificar oportunidades para otimização de recursos e expansão da rede de redistribuição de alimentos. O objetivo é fornecer informações estratégicas que possam melhorar a atuação do programa Alagoas Sem Fome”, destaca Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food e coidealizadora do Movimento Todos à Mesa.

Juntamente com o governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, estarão presentes a coordenadora-geral do Programa Alagoas Sem Fome e secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas; a CEO e fundadora da Connecting Food, Alcione Pereira; membros do Movimento Todos à Mesa, que compõe representantes das empresas Assaí Atacadista, Bauducco, Carrefour, M. Dias Branco, PepsiCo e outras; a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e a Associação de Supermercadistas do Estado de Alagoas; o SESC Mesa Brasil, além de supermercadistas locais e as organizações da sociedade civil.

Para a Secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio e coordenadora  do Programa Alagoas sem Fome, Paula Dantas, a união de todas as instituições é primordial na luta contra a fome. “Combater a insegurança alimentar é um desafio que precisa de esforços conjuntos. Por isso parcerias, como a que estamos firmando no Protocolo de Intenções com o Movimento Todos à Mesa, são tão importantes. Tenho certeza que esse trabalho vai ser essencial para, juntos, combatermos o desperdício de alimentos e criarmos ainda mais ações para transformar os números da fome em Alagoas”, retrata a gestora.

SOBRE A CONNECTING FOOD:

Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food é a primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda são bons para o consumo, às Organizações da Sociedade Civil. Atualmente, atende mais de 600 OSCs, nas 27 unidades federativas do país, abrangendo mais de 300 cidades. Até o momento, a empresa já auxiliou na redistribuição de 15,7 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, garantindo o complemento de mais de 29 milhões de refeições. Entre o portfólio de clientes estão: GPA, iFood, Assaí Atacadista, Carrefour, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone.

SOBRE O MOVIMENTO TODOS À MESA

O Movimento Todos à Mesa é a primeira coalizão brasileira de empresas e organizações dedicada à redução do desperdício de alimentos. Criado em 2021, um dos principais pilares do Movimento é contribuir para o combate à fome e à insegurança alimentar no Brasil por meio do fortalecimento de redes de redistribuição, articulação de um ambiente regulatório favorável para a doação de alimentos e conscientização sobre o tema. Saiba mais sobre o TaM aqui. (https://www.todosamesabrasil.com.br/).

Fonte: Agência Alagoas.