A medida faz parte do compromisso da concessionária de universalizar até 2027 o acesso à água em todos os 34 municípios atendidos por seu contrato com o governo de Alagoas.


A empresa Águas do Sertão anuncia a conclusão de uma importante intervenção no abastecimento de água do povoado Lagoinha, em Delmiro Gouveia, beneficiando mais de 1000 pessoas que há anos sofriam com falta de água por conta de constantes extravasamentos no reservatório da localidade. A medida faz parte do compromisso da concessionária de universalizar até 2027 o acesso à água em todos os 34 municípios atendidos por seu contrato com o governo de Alagoas.

Após estudar as características da rede da região e realizar simulações, a equipe técnica fez a instalação de uma Válvula Reguladora de Pressão (VRP) no sistema de abastecimento. Antes dessa mudança, o controle do nível de água no reservatório era realizado manualmente por meio de manobras frequentes e de uma boia instalada no reservatório, mas o excesso de pressão frequentemente causava rompimentos da tubulação, demandando constantes paradas de manutenção.

“Com a nova VRP, esses desafios foram superados”, afirma Raulmar Filho, gerente de operações da Águas do Sertão. “A válvula não apenas substituiu a necessidade de manobras frequentes, como também garantiu o controle preciso da pressão, da vazão e do nível do reservatório”, explica. Esse ajuste técnico garantiu uma distribuição mais eficiente e contínua de água para a comunidade de Lagoinha, proporcionando maior segurança e confiabilidade no fornecimento.

"Estamos muito satisfeitos com essa melhoria que já está fazendo uma diferença significativa na vida das famílias de Lagoinha. Esse é um passo importante dentro do nosso plano de universalização do acesso à água, e continuaremos trabalhando para beneficiar cada vez mais comunidades até 2027", afirma o diretor de operações da Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto.