A abertura oficial acontece na segunda-feira, 10, no Auditório do Memorial Delmiro Gouveia, a partir das 09h. Às 10h30 serão desenvolvidas palestras e reunião com gestores públicos da região sobre o papel da ARSAL.


Nos próximos dias 10 e 11 de junho, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) levará ações educativas, informações e serviços à população de Delmiro Gouveia, Inhapi, Piranhas e cidades circunvizinhas dentro do Programa Arsal Sustentável. O programa visa promover a sustentabilidade dos serviços públicos regulados pela Arsal, por meio de ações que contribuam para a redução do consumo de recursos naturais, melhoria da qualidade ambiental e a inclusão social por meio dos serviços prestados. A abertura oficial acontece na segunda-feira, 10, no Auditório do Memorial Delmiro Gouveia, a partir das 09h. Às 10h30 serão desenvolvidas palestras e reunião com gestores públicos da região sobre o papel da ARSAL.

A programação prossegue com atendimento no posto da Arsal na Central Já do Shopping da Vila, quando serão fornecidos orientações e cadastramento para obtenção da Tarifa Social que garante desconto nas contas de água e energia para população de baixa renda, além da emissão de carteiras de identificação da Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência (PCD) e Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que garante direitos a essas populações.

Dentro das ações previstas para a segunda-feira, 10, estão ações de educação ambiental na cidade de Piranhas com os técnicos do saneamento. Já a equipe da Sala Lilás da Arsal irá promover uma palestra sobre violência contra a mulher, com foco na identificação, prevenção e denúncia, na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva em Delmiro Gouveia.

A partir das 13h, o Espaço de Convivência do Shopping Vila irá se transformar em um ponto de encontro para a comunidade, com panfletagem e orientações sobre direitos e deveres dos usuários de serviços públicos pela Arsal regulados e fiscalizados. Haverá também um espaço educativo com ações interativas para escolas da rede pública municipal e estadual abordando temas como economia de energia e segurança, uso consciente da água e segurança no uso de gás canalizado.

No estacionamento, a Equatorial realizará um mutirão com troca de lâmpadas convencionais por modelos mais eficientes e cadastro para sorteio de geladeiras com tecnologia de economia de energia.

Na terça, dia 11, as atividades terão prosseguimento com os serviços no posto da Arsal no Já, palestras para a comunidade escolar nas cidades de Piranhas e Inhapi e a agência reguladora ainda assinará termo de cooperação com a Sala Lilás do CISP de Piranhas.

As ações desenvolvidas pela Arsal e Governo do Estado no Alto Sertão que integra o programa Arsal Sustentável com muita educação e conscientização, participação social e a provocação para o desenvolvimento sustentável dos serviços regulados e fiscalizados, a fim de promover serviços públicos eficientes, justos e com responsabilidade socioambiental.

O evento conta com o apoio das Prefeituras dos Municípios de Delmiro Gouveia, Inhapi, Piranhas, Shopping da Vila e Clube dos Diretores Lojistas. Além das instituições parceiras como a Equatorial, Casal, Águas do Sertão, Algás,Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência - SECDEF, Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio - SEPLAG, Batalhão de Polícia Rodoviária - BPRv.