O documento da Polícia
Científica de oitenta e seis páginas descreve e fundamenta toda a dinâmica da
colisão ocorrida em Feira Grande.
Velocidade acima do
permitido e transitar na contramão foram algumas das conclusões do laudo
pericial do Instituto de Criminalística de Alagoas sobre o sinistro de trânsito
que matou uma empresária e um funcionário dela. O documento da Polícia
Científica de oitenta e seis páginas descreve e fundamenta toda a dinâmica da
colisão ocorrida em Feira Grande.
O perito criminal Edson
Júnior, responsável pela perícia no local, afirma que ficou provado, através da
análise dos vestígios na via, das forças que agiram nos veículos e da energia
necessária para produção das avarias que o veículo Fiat Argo freou bruscamente
durante uma manobra de desvio colidindo no meio-fio na contramão. Na ocasião,
iniciou o capotamento e, durante essa capotagem, a lateral direita do carro
impactou contra a moto Honda Pop, passando sobre ela e produzindo as lesões que
levaram as vítimas a óbito.
Físico por formação e
especialista em perícias de trânsito, o perito Edson Júnior ainda confirma no
laudo que ficou comprovado cientificamente que o Fiat Argo estava a mais de
100km/h. Ele destacou que a celeridade do espaço percorrido durante a unidade
de tempo ocorreu em um trecho da rodovia estadual AL-485, onde a máxima
velocidade permitida é de 60km/h.
Questionado sobre o vídeo
viralizado nas redes sociais, do carro em uma ultrapassagem irregular antes do
sinistro, o perito informou que o automóvel está com uma velocidade
compreendida entre 130 e 163km/h. Mas ele esclareceu que não pode consignar no
laudo o vídeo porque a mídia não foi entregue oficialmente e nem passou pela
análise necessária, indo de encontro à Lei da Cadeia de Custódia, o que
afetaria a validade do laudo.
“O perito é um interpretador
de vestígios que precisa seguir, rigorosamente, o método científico de maneira
totalmente imparcial, e sua função não é julgar, mas descrever o que aconteceu,
como aconteceu e fornecer elementos materiais que possam levar a autoria,
fornecendo assim provas científicas relevantes para os julgadores”, disse o
perito.
Ainda sobre o laudo, Edson
Júnior disse que foram nove páginas de cálculos ao longo de oito dias de
análise, onde as teses e antíteses foram confrontadas, resultando em um
instrumento probatório totalmente fundamentado. O laudo foi disponibilizado
para os órgãos que compõem a persecução penal na última quinta-feira (09).
No sinistro ocorrido no dia
26 de abril, os ocupantes da moto, Wesley da Silva, de 17 anos, e Maria Vieira
Sandro, de 59 anos, morreram no local. O motorista do carro, Lucas Gabriel
Cosmo do Santos, de 21 anos, foi indiciado pela Polícia Civil pelos crimes de
homicídio doloso, quando há intenção de matar, e lesão corporal.
Fonte: Aarão José – Ascom Polícia Científica.
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