Já em andamento, as obras de interligação de uma nova adutora às estruturas de reservatório anteriormente construídas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) irão otimizar o fornecimento em uma das áreas mais críticas do estado.


Numa iniciativa conjunta entre a concessionária Águas do Sertão e o Governo de Alagoas, a região de Olivença, na Bacia Leiteira, está prestes a ver melhorias significativas em seu sistema de abastecimento de água. Já em andamento, as obras de interligação de uma nova adutora às estruturas de reservatório anteriormente construídas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) irão otimizar o fornecimento em uma das áreas mais críticas do estado.

Parte de um recente aditivo contratual entre a Águas do Sertão e o governo estadual, a obra busca acelerar intervenções originalmente de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Seinfra. “Essa primeira fase da interligação representa um passo importante para a operacionalização dos sistemas construídos pela Seinfra, marcando o início de uma série de ações planejadas para colocar o conjunto de obras em funcionamento na Bacia Leiteira”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão.

A nova adutora de ferro fundido será conectada ao reservatório da Seinfra em Olivença, estruturas prontas que já estão aguardando para entrar em operação. “Esta interligação servirá inicialmente para testar a integridade do sistema, identificando e corrigindo qualquer problema existente, como possíveis vazamentos ou trechos inacabados”, explica Raulmar Filho, gerente operacional da Águas do Sertão. “Esses testes permitirão verificar se a adutora está completamente funcional antes de sua plena utilização”, completa.

O trecho interligado, de 9,5 quilômetros, que se situa após o reservatório de Olho d'Água das Flores e faz parte do sistema coletivo de abastecimento da região, será utilizado inicialmente com uma vazão reduzida, para evitar que afete outras áreas atendidas pelo sistema principal.

"Nosso objetivo é utilizar essa nova adutora inicialmente para reforçar o abastecimento de maneira controlada. À medida que as demais ações avancem, poderemos migrar progressivamente do sistema antigo para este novo, assegurando uma transição suave e eficiente," explicou Raulmar Filho.

Para Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão, “essa obra de interligação representa um marco no esforço contínuo para melhorar a infraestrutura de abastecimento de água na Bacia Leiteira, ilustrando o compromisso da concessionária e do Governo de Alagoas em oferecer soluções concretas e sustentáveis para as necessidades da população”.

Por: Assessoria de Comunicação.