O
plano operacional foi definido por meio de portaria, assinada pelo
delegado-geral Gustavo Xavier.
A
Polícia Civil de Alagoas terá 13 delegacias plantonistas e vai mobilizar todo o
seu efetivo durante o período do Carnaval deste ano. O plano operacional foi
definido por meio de portaria, assinada pelo delegado-geral Gustavo Xavier. As
escalas especiais foram publicadas no Diário Oficial do Estado, edição do dia
18 de janeiro deste ano.
Além
da Central de Flagrantes de Maceió, que atenderá casos de toda a região
metropolitana, as delegacias regionais de Novo Lino, Viçosa, Penedo, São Miguel
dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro
Gouveia também estarão funcionando 24 horas, no período carnavalesco.
Haverá
também plantonistas extras, no mesmo sistema de 24 horas, nas cidades de Barra
de São Miguel, Murici, Maragogi e Pão de Açúcar, que são polos de grandes
festejos carnavalescos.
A
Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital funcionará em
plantão diário, atendendo também as ocorrências registradas na cidade de Rio
Largo.
O
Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, localizado no Complexo de
Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras, atenderá, todos os
dias de Carnaval, as ocorrências da capital, relativas a casos de violência
doméstica e familiar contra mulheres.
Uma
novidade este ano é a criação de Centrais de Registros de Boletins de
Ocorrência (BOs) que funcionarão na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur),
no bairro da Jatiúca (Maceió), e nas delegacia de Marechal Deodoro, Paripueira,
São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas. Estas centrais atenderão em
plantões de 24 horas.
Estarão
ainda de prontidão, durante o período carnavalesco, a Operação Policial
Litorânea Integrada (Oplit) e o Tigre (Tático do Core, a Coordenadoria de
Recursos Especiais).
De
acordo com o plano operacional, as atividades da Polícia Judiciária em Alagoas
serão iniciadas às 8 horas, do dia 9 de fevereiro (sexta-feira), com término
previsto para às 8 horas, do dia 15 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas).
Todos
os dias haverá um diretor de plantão para atender os casos que surgirem, o
mesmo ocorrendo na Corregedoria de Polícia Civil.
A
portaria determina que todos os plantões terão duração de 24 horas, das 8 horas
do dia às 8 horas do dia seguinte.
“O
objetivo desse plano é oferecer completa segurança aos festejos carnavalescos
em Alagoas, tanto aos alagoanos como aqueles que nos visitam, conforme é a
orientação do secretário Flávio Saraiva e determinação do governador Paulo
Dantas”, afirmou o delegado-geral Gustavo Xavier.
“Esperamos
que os festejos carnavalescos transcorram em absoluta paz em Alagoas, mas se
for necessário a Polícia Civil estará pronta a dar cumprimento à Lei,
reprimindo a criminalidade”, completou.
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