A criança morreu na segunda-feira, (1), na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Noel Macedo.


Uma criança, de um ano e três meses, teve a morte confirmada nesta terça-feira (2), por meningite bacteriana pneumocócica, em Arapiraca, Agreste de Alagoas.  A criança morreu na segunda-feira, (1), na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Noel Macedo.

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde de Arapiraca, o menino chegou à UPA no dia 31 de dezembro com febre, vômito, falta de apetite e “chiado” no peito.

Ainda conforme as informações, a criança foi atendida e liberada. No entanto, retornou às 00h40 da segunda-feira em uma ambulância acompanhada dos pais, que relataram à equipe médica que a criança teve uma crise convulsiva. 

Desta vez, a vítima estava em estado grave, com rigidez difusa, desacordado e abaulamento da fontanela (uma curva suave para fora [externa] da moleira ou fontanela de um bebê).

“Realizado contato via telemedicina e administrado medicações conforme fluxo estabelecido pela Secretaria de Estadual de Saúde de Alagoas para suspeita de meningite em crianças. Acionado o Samu para suporte, porém a criança entrou em óbito às 3h15”, enfatizou o Alerta Epidemiológico.

A Secretaria de Saúde de Arapiraca destacou ainda que foi realizado exame de Covid-19 na criança e o resultado foi ‘não detectável’. Na ocasião foi realizada coleta para o Lacen para exame de meningite e que ela estava com a situação vacinal atualizada para a idade.

Fonte: Cada Minuto