Condição climática inibe a formação de nuvens no estado, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados.


O alerta de baixa umidade e elevada incidência de radiação ultravioleta que estava prevista para até esta quinta-feira (26) foi prorrogado e deve se estender até a sábado (28). A previsão é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e os cuidados devem ser redobrados para cidades do Sertão de Alagoas.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) explica que a baixa umidade é uma consequência da presença de um sistema de alta pressão sobre Alagoas, combinada com a atuação de uma massa de ar seco e quente.

Essa condição climática inibe a formação de nuvens no estado, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados, com valores superiores a 12.

A Semarh faz alerta porque esse contexto seco e quente favorece a ocorrência de incêndios em pastagens e florestas, a redução das reservas hídricas e ainda pode acarretar em prejuízos à saúde humana, como complicações alérgicas, respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.