Moradores detalharam explosões seguidas de um tremor de terra em Arapiraca e Craíbas.


Relatos de moradores de Arapiraca detalharam explosões seguidas de um tremor de terra, na tarde desta sexta-feira (25). Nas redes sociais, a notícia se espalhou e preocupou quem vive em cidades do Agreste alagoano. Um boletim do laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que mostra tremor de magnitude 2.1 em Arapiraca, também se espalhou pelas redes sociais.

Segundo relatos enviados à Gazetaweb, os tremores foram sentidos também na cidade de Craíbas. "Última vez que eu senti isso, foi quando eu estava no Pinheiro", relatou um internauta. O outro questionou: "Será que esse barulho não é vindo da mineração Vale Verde."

A assessoria de comunicação da Mineradora Vale Verde informou que não há relação dos tremores relatados nesta sexta (25) com as atividades em Craíbas, município vizinho a Arapiraca.

A Mineração Vale Verde (MVV) vem por meio desta nota oficial dizer que os recentes tremores de terra sentidos em Arapiraca-AL não têm nexo causal com os desmontes controlados da empresa. Os desmontes são preferencialmente agendados para ocorrer às quintas-feiras, por volta de 12h (meio-dia)", diz trecho da nota.

A Vale Verde acrescenta que "essa escolha foi feita em consenso com as comunidades locais, com vistas ao menor impacto possível e garantindo que a população seja sempre devidamente informada antes e após cada evento. A MVV mantém o compromisso contínuo de transparência e comunicação fluida com as comunidades anfitriãs, mantendo-se aberto ao diálogo com todas as partes interessadas e tendo a Segurança como seu principal valor", finaliza nota.