Ele também decretou a criação de uma 'sala de situação' com o intuito de monitorar o processo de retomada da energia e acompanhar os desdobramentos do caso.


Diversos estados brasileiros foram afetados por um apagão ocorrido na manhã desta terça-feira (15), levando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ordenar uma investigação das causas desse incidente. Ele também decretou a criação de uma 'sala de situação' com o intuito de monitorar o processo de retomada da energia e acompanhar os desdobramentos do caso.

Segundo informações do Governo Federal, o apagão foi resultado de uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso resultou na interrupção de uma carga de 16 mil megawatts em estados das regiões Norte, Nordeste e algumas partes do Sudeste.

Em Alagoas, vários municípios ficaram sem energia e por causa disso, 77 cidades e suas zonas rurais foram impactadas diretamente nos sistemas de distribuição de água operados tanto pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e BRK, quanto pela concessionária Verde Alagoas.

Em menos de uma hora, no estado, a Equatorial iniciou a normalização da eletricidade. O apagão aconteceu em Alagoas e em mais 24 estados, além do Distrito Federal.

Fonte: Cada Minuto.