Casos aconteceram em Delmiro Gouveia e Piranhas. Quatro pessoas foram presas.



No primeiro final de semana do nono mês do ano que tem como Campanha Nacional Agosto Lilás, o 9º Batalhão de Divisas da Polícia Militar (9º-BPM), registrou seis ocorrências de violência doméstica e ameaça. Os casos foram registrados em Delmiro Gouveia e Piranhas, no Sertão de Alagoas.

As ocorrências ocorreram entre a sexta-feira e o domingo. Dos seis casos, em quatro os autores foram presos e conduzidos a Central de Flagrantes no Cento Integrado de Segurança Pública (CISP) de Delmiro Gouveia.

Confira o relatório da PMAL das ocorrências:

- LOCAL DO FATO: Rua da Palma; Distrito Piau, município de Piranhas. Autor: José Edilson de Almeida.

Fomos acionados via Copom para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua da Palma. Ao chegarmos no local fomos informados pela vítima que seu companheiro é agressivo e que faz constantes ameaças de morte, além de quebrar os objetos da casa com frequência quando realiza o uso de bebida alcoólica. Após a colheita do relato da vítima realizamos diligências em busca de prender o agressor. Em ato contínuo, nas proximidades do ginásio do distrito o autor foi localizado e então fora realizada a sua prisão.

2º - Local do fato: Rua Marcílio Dias, Bairro: Campo Grande, Delmiro Gouveia, autor:  Damião de Oliveira Campos

A guarnição foi acionada via copom para averiguar uma ocorrência de violência contra mulher no endereço acima citado; ao chegarmos no local encontrava-se na frente da residência a filha da vítima (testemunha) a qual acionou a polícia, alegando que seu padrasto deu um murro na boca da sua mãe, a qual confirmou a agressão e autorizou a entrada na residência, onde foi efetuada a prisão do autor e realizada a devida revista; informo ainda que foi necessário o uso de algemas para segurança da vítima e da guarnição, visto que o mesmo estava alterado e sob efeito de bebida alcoólica. Logo após, autor e vítima foram conduzidos para UPA de Delmiro para ser realizado o exame de corpo delito, em seguida juntamente com a testemunha foram conduzidos para delegacia.

3º - LOCAL DO FATO: Centro Histórico, Piranhas, Autor: Jackson Alves de Souza.

A guarnição foi acionada via copom para verificar uma situação de uma mulher no hospital, que teria sido esfaqueada pelo marido; chegando ao hospital de Piranhas foi constatado que a vítima foi agredida com uma garrafa de vidro na região do tórax. A guarnição da cisp de Piranhas, de imediato fez rondas pelo local com o apoio da guarnição da COPES em busca do possível autor, que com brevidade foi capturado na avenida Porto calvo. A guarnição da cisp levou o autor para realizar o exame de corpo de delito, após a liberação do médico o autor e a vítima foram conduzidos para a delegacia plantonista.

4º - Local do fato: Rua Marechal Hermes da Fonseca, Bairro Eldorado, Delmiro Gouveia. Autor: Aparecido Manoel da Silva, 55 anos.

A Guarnição do PELOPES realizavava patrulhamento quando foi acionada pelo COPOM para prestar apoio a PATRULHA SELMA BANDEIRA em uma ocorrência de DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA. A GU se deslocou até o endereço da solicitante juntamente com a equipe da Guarda Municipal e lá localizou o autor no bar vizinho a residência da protegida. O cidadão infrator não esforçou nenhuma reação e foi conduzido até o HOSPITAL REGIONAL  DO ALTO SERTÃO para exame de corpo delito e posteriormente ao CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA.

As outras duas ocorrências não foram conduzidas a Central de Flagrantes, pois a situação não envolveu agressão e as vítimas não quiseram proceder, além dos autores não estarem mais nos locais.

“Agosto Lilás”

É uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de 419.404 pessoas em todo o Estado, de 2016 a 2020.