Para fortalecer a capacidade de testagem em todo o estado, o governo vai disponibilizar 150 mil testes rápidos para os municípios, a partir desta sexta-feira (07).


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (06), o governador Renan Filho anunciou novas medidas de enfrentamento à pandemia, devido ao aumento no número de casos de Covid-19 e Influenza em Alagoas: “Estamos tomando algumas medidas no sentido de combater, identificar e oferecer condições de tratamento”.

Para fortalecer a capacidade de testagem em todo o estado, o governo vai disponibilizar 150 mil testes rápidos para os municípios, a partir desta sexta-feira (07). Renan Filho informou que ainda hoje, às 19h, se reunirá com todos os prefeitos de Alagoas para tratar das novas medidas.

Serão instaladas, também, quatro centrais especializadas nas Unidades de Pronto Atendimento, em Maceió, para facilitar o funcionamento e diferenciar os leitos de quem está infectado com Covid-19 e Influenza, já que não podem ficar no mesmo ambiente.

“O Estado tem condições para crescer número de leitos, se preciso for, em todos nossos hospitais”, garantiu o governador.

O governo recomendou aos municípios alagoanos a reabertura das unidades sentinelas, para identificar os casos de síndromes gripais e encaminhar, sobretudo nos municípios menores, os pacientes de maneira adequada. Além disso, 30 novas ambulâncias serão entregues para fortalecer o trabalho dos municípios no enfrentamento à pandemia.

“A partir de hoje, todos os dias, a Sesau e eu mesmo vamos divulgar como anda a vacinação em cada cidade, para o cidadão observar como está e cobrar condições para que aconteça”, disse, reforçando que o Estado tem recebido as vacinas e disponibilizado para municípios.

Crianças

Em relação à imunização de crianças de cinco a 11 anos, Renan Filho disse que na segunda-feira (10) haverá uma reunião na Sesau com todos os secretários municipais sobre o assunto e que pretende vacinar, num prazo de 15 ou 20 dias, todas as crianças, “se recebermos as vacinas do governo federal”.

“No dia em que abrir [a vacinação], vou levar meus dois filhos para se vacinarem. Em Alagoas, não será necessário prescrição médica. Vamos vacinar todas nossas crianças”, falou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a previsão é que 300 mil crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas em Alagoas.

Ayres comentou que o Estado está pronto para tomar quaisquer medidas que sejam necessárias. “Estamos com números baixos da vacinação em Alagoas, principalmente na capital”, alertou.

Os dados sobre vacinação nas cidades alagoanas serão divulgados nas redes sociais e para a imprensa, além do portal da Sesau.

Eventos

Em relação aos eventos, o governador disse que o Estado ainda irá conversar com o setor. “Não haverá carnaval festivo em Alagoas e vamos discutir, observando no final de semana, qual será o posicionamento com relação aos eventos”.

A tendência, de acordo com Filho, é que eventos privados sejam restringidos.

O governador informou, também, que o Estado solicitou vacinas contra a Influenza ao Ministério da Saúde, mas elas só chegarão em março, no período programado.

Cenário epidemiológico

Charles Barros, servidor da Secretaria de Estado da Saúde, que acompanha informações epidemiológicas do Estado, explanou o que está acontecendo, no momento no Brasil e em Alagoas, e o que é esperado para os próximos meses.

“Doenças de transmissão respiratória, normalmente, aumentam após festas de fim de ano, mas se intensificam na segunda metade de fevereiro”, disse.

Após nove dias sem mortes devido à Covid-19, Alagoas registrou dois óbitos pela doença, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de quarta-feira (05). 

Além disso, o estado teve um aumento de 55,6% no número de casos em investigação em apenas 24 horas. Terça-feira (04), eram 2.810, mas ontem (05), o número subiu para 4.375.