O acidente, ocorrido na Rua Coronel Câmara Lima, na comunidade de Beco da Colônia.


“A gente fica agora com receio de passar [na rua], você fica olhando assim... Do nada, cai uma coisa e mata você, e aí?”. Essa declaração é de Jardilene Cíntia, cunhada de uma das três pessoas que morreram ao serem atingidas por um fio de média tensão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

O acidente, ocorrido na Rua Coronel Câmara Lima, na comunidade de Beco da Colônia, resultou na morte do mecânico Jonas Eduardo Lima da Silva, de 23 anos; da sogra dele, Leiza Valéria da Conceição Silva, de 51 anos; e do entregador de água Nivaldo Batista de Albuquerque, de 65 anos.

Cunhada de Leiza Valéria, Jardilene Cíntia contou que sua filha teve um pressentimento antes do acidente. “Ela sentiu um aperto no coração, minha filha, que é a sobrinha dela, e disse: ‘Mainha, eu acho que vai acontecer alguma coisa’ e, infelizmente, foi com ela, que era a tia dela preferida, tinha uma proximidade grande”, relatou.

O irmão de Jonas Eduardo, Josias da Silva, também conversou com a TV Globo e contou que a esposa de Jonas estava acompanhando o marido e a sogra na caminhada na feira.

“Ele se encontrou com elas e vieram andando, justamente para descer para a oficina do nosso pai. Nisso que estavam passando na ponte, [o fio] caiu e pegou em cima da sogra dele e nele, e um senhor de idade também junto”, disse.

Segundo ele, a esposa do irmão não se feriu por pouco. “Ela não se machucou, mas, se ela tivesse se adiantado um pouco, ela tinha ficado no chão também, o fio tinha pegado nela”, declarou.

Falta de apoio

Os parentes de Jonas Eduardo e Leiza Valéria afirmaram que não receberam contato da Neoenergia, antiga Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado. “Eu fiquei sabendo, pela reportagem, que eles estavam dando assistência. Mentira, não estão, eles nunca chegaram lá nem para perguntar o que aconteceu, o que vai fazer, não fizeram nada, mesmo assim podem até fazer, mas não vai trazer nossos entes de volta”, declarou Jardilene.

“Eu liguei na televisão e dizendo que a Celpe tinha entrado em contato com a família, falando que resolveu, mas não resolveu nada, não entrou em contato com família nenhuma, nem com a do meu irmão, nem com a da sogra”, relatou Josias.

Um parente do entregador de água Nivaldo Batista também conversou com a reportagem, mas preferiu não gravar entrevista ou se identificar. De acordo com ele, a família do idoso recebeu contato da empresa. O parente, no entanto, não deu mais informações sobre o que foi oferecido de apoio pela Neoenergia.

O superintendente de operações da Neoenergia, Evandro Simões, afirmou à TV Globo que disse que se solidariza com as famílias, vai apurar as causas de um possível curto-circuito que pode ter provocado o rompimento da fiação e disse que a fiação estava operando dentro da capacidade. Além disso, ele informou que vai verificar qualquer possibilidade de sobrecarga que pode ter provocado esse acidente.

Na terça-feira (21), a Neonergia divulgou uma nota lamentando a morte das vítimas e disse que se colocava à disposição para “prestar todo o apoio necessário às famílias". Nesta quarta-feira (22), a empresa afirmou que entrou em contato com familiares das vítimas do acidente ainda na tarde da terça-feira (21).

"Especificamente sobre a família Jonas Eduardo Lima da Silva, a interação inicial foi realizada por telefone e reforçada presencialmente na manhã desta quarta-feira (22). A empresa reitera que está à disposição para prestar todo o auxílio necessário às famílias", disse, por meio de nota.

Investigação

Uma das possíveis causas do rompimento da fiação é uma sobrecarga, de acordo com o perito Epaminondas Barros. Análises complementares ainda devem ser realizadas para confirmar essa possibilidade.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que abriu um inquérito para investigar a ocorrência que classificou como “outros acidentes”. E informou, ainda, que deve concluir a investigação em até 30 dias.