Até dezembro deste ano, foram 21 casos três óbitos confirmados, já em 2020 o estado registrou oito casos e uma morte pela Influenza.


Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (22) pelo jornal Estadão de São Paulo, confirmou três mortes pela Influenza em Alagoas, no entanto, a Secretaria de Saúde informou que não se sabe ainda o subtipo do vírus. 

Alagoas confirmou uma alta de casos e mortes pelo vírus da gripe. Até dezembro deste ano, foram 21 casos três óbitos confirmados, já em 2020 o estado registrou oito casos e uma morte pela Influenza. Esses números representam um aumento de cerca de 162% nos casos e 200% na quantidade de óbitos.

De acordo com a pesquisa, ao menos dez Estados brasileiros registram surtos de gripe causados pelo vírus Influenza H3N2, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná já foram identificadas mortes pela doença. 

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) solicitou, em caráter de urgência, 100.430 doses da vacina contra a Influenza ao Ministério da Saúde (MS). O documento de solicitação foi enviado para o secretário-executivo do MS, Rodrigo Cruz.

O Ministério da Saúde determinou a implantação de um sistema de vigilância epidemiológica da influenza em todo o território nacional, incluindo a Vigilância de Síndrome Gripal (SG) em unidades sentinelas.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde e aguarda retorno da pasta.