Prefeitura emitiu um comunicado pedindo aos moradores que desocupassem as casas, porém os moradores afirmaram que estrutura da barragem é segura e não há riscos.

Imagem da barragem antes do registro das chuvas

O município de Canapi, situado no Sertão de Alagoas entrou em estado de alerta na noite deste domingo, 26, depois da Defesa Civil emitir um comunicado de possível rompimento em uma Barragem que fica no limite dos Estados de Alagoas e Pernambuco.

O alerta ocorreu por volta das 18h30min, Segundo a DC, após as fortes chuvas registradas na tarde do domingo na região do Pernambuco, a barragem começou a sangrar, além disso riachos circunvizinhos transbordaram e algumas estradas ficaram intransitáveis.

Devido à situação, a Pefeitura de Canapi emitiu um comunicado informando que os moradores que residem próximo da barragem deveriam desocupar as suas casas, porém boa parte deles não desocuparam os imóveis afirmando que a estrutura assegurava as fortes chuvas e não provocaria rompimento da barragem.

Por volta das 22h00, a chuva cessou em Canapi, mas continuou no Estado vizinho. Também no final da noite, o Instagram oficial da Secretaria de Assistência Social publicou a seguinte mensagem:

“Comunicamos aos moradores da rua nova, que residem nas proximidades da Barragem (saída para Forquilha), do município de Canapi, que a Assistência Social segue aguardando a avaliação dos técnicos para tomar as medidas cabíveis para melhor assistir às famílias. Estivemos no local acompanhando a desobstrução do sangrador da barragem. Seguimos alerta e em atenção.”