O infectologista Fernando Maia explicou que a desobrigação do uso de máscara ocorre quando a taxa de replicação do vírus está abaixo de 1 e precisa ter 70% da população vacinada.


Três capitais brasileiras já falam em suspender a brigatoriedade do uso das máscaras em locais abertos. Duque de Caxias chegou a flexibilizar o uso, mas a Justiça suspendeu o decreto. Mas afinal, estamos prontos para a flexibilização? Maceió vai adotar essa medida? A população já se sente segura para isso?

O infectologista Fernando Maia explicou que a desobrigação do uso de máscara ocorre quando a taxa de replicação do vírus está abaixo de 1 e precisa ter 70% da população vacinada. “Com esse total vacinado é possível pensar em usar máscara ao ar livre”.

Segundo Maia, ainda é cedo para se pensar nisso. “Tivemos recentemente, pela primeira vez, o Estado sem registrar nenhum óbito por causa da covid-19. Precisamos avaliar se isso é uma tendência que vai se manter ou não”.

Para o infectologista é necessário avaliar todo cenário para saber se a tendência será uma queda no número de mortes por covid-19 ou se haverá um retrocesso. “Avaliando tudo podemos verificar se é possível fazer essa progressão para o não uso de máscara”.

População está insegura

Ouvidos pelo Cada Minuto, três alagoanos afirmaram que não se sentem seguros, caso haja a desobrigação do uso da máscara.

O estudante de engenharia Fernando Mota, 30 anos, disse que não é o momento de se pensar em abandonar a máscara. “Eu vejo que muitas pessoas ainda não se vacinaram e isso gera uma insegurança. Não que os vacinados não possam pegar, mas a probabilidade é bem menor. Quando a maioria da população tiver sido vacinada e os casos forem diminuindo, aí penso que é um momento de ir flexibilizando aos poucos”.

A enfermeira Keila Costa, 40 anos, concorda com relação à insegurança, mas enfatizou que a máscara deveria ser utilizada ainda por um bom tempo. “Sei que as pessoas já estão cansadas, mas a máscara tem nos protegido, principalmente nos locais mais cheios. Então eu acho que a máscara poderia durar até pelo menos o ano que vem”.

A administradora Socorro Leite, 50 anos, disse que mesmo com a vacinação em massa, a máscara ainda se faz necessária. Ela afirmou que mesmo que haja flexibilização, ela ainda vai continuar usando máscara. “Não podemos brincar, o vírus ainda existe e nós precisamos buscar a nossa proteção. É importante que a gente se vacine, mas a máscara também nos protege. Mesmo que desobriguem, eu vou usar máscara”.

SMS aguarda percentual seguro de imunizados

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de  Saúde informou que aguarda o alcance de um percentual seguro de  imunização total da população, por meio da vacinação, e uma redução consistente do número de casos de Covid-19 para iniciar o planejamento das medidas de prevenção não farmacológicas.

Alagoas está na fase azul desde o fim de setembro e uma série de flexibilizações já foi anunciada. Porém, a Prefeitura de Maceió não tem uma previsão de quando essa flexibilização vai ocorrer.

Ainda por meio de nota, a SMS reforçou que “com as variantes em circulação, especialistas estimam em 90% o percentual de pessoas completamente imunizadas para o controle da pandemia”.