Site lista cinco dicas para evitar acidente e perder o medo de vez.



Quem nunca teve medo de mexer com panela de pressão que atire a primeira pedra! Seja pelo medo da panela explodir ou por não saber como abrir, esse utensílio é o terror de muitas pessoas na hora de cozinhar. Mas isso acaba aqui! Afinal, não existe mistério, e algumas dicas podem garantir a segurança e facilidade na hora de manusear esse utensílio.

Para te ajudar nessa missão, o Metrópoles separou algumas dicas para garantir uma relação mais tranquila com a panela de pressão. Veja abaixo e faça as pazes com esse item que pode reduzir seu tempo na cozinha e entregar preparos incríveis!

1. Escolha uma boa panela

Sempre que for comprar um produto, verifique se ele foi testado e aprovado por órgãos competentes. Principalmente com panelas de pressão, afinal você não quer que ela exploda na sua cozinha. O ideal é ter o selo do Inmetro.

2. Leia as instruções

Pode parecer bobo, mas se você nunca usou uma panela de pressão, leia as instruções dela. São muitos modelos e tecnologias novas, então é importante entender como o utensílio que você comprou funciona.

3. Se atente ao tempo de cozimento necessário

Toda receita indica o tempo que o alimento precisa cozinhar depois que a panela pegar pressão, então é importante não deixar que passe muito desse tempo. Além disso, respeite sempre o limite de água indicado na panela para não ter risco de vazar.

4. Deixe a pressão sair sozinha

Se você estiver com tempo, vale esperar que a pressão saia naturalmente após desligar a panela. Mas é possível dar uma aceleradinha com a ajuda de um talher: basta levantar um pouco a válvula com ele.

Caso você queira que a pressão saia ainda mais rápido, pode usar aquele jeitinho de vó e molhar a panela. O ideal é fazer isso com ela ainda fechada e não usar um jato forte. Mas é importante ressaltar que esse choque térmico com água fria pode estragar o produto, de acordo com a Brinox.

5. Faça a manutenção necessária

As panelas de pressão costumam durar muitos anos, mas é preciso cuidar direito. Verifique se existe algum resíduo de gordura na válvula na hora de lavar, para evitar entupimento. Cuide também da borracha de vedação, porque ela garante que a pressão fique presa na panela. A borracha precisa ser trocada, no mínimo, uma vez por ano.

 

Fonte: Metrópoles.