Nas imagens enviadas ao italotimoteo.com.br, é possível ver que participantes não usavam máscaras e que não havia divisoras entre o público.


Organizadores de uma cavalgada descumpriram o decreto estadual emitido pelo governador Renan Filho e realizaram um show com a participação de várias pessoas na noite deste sábado, 7, e madrugada de domingo, 8, no município de Piranhas, no Sertão de Alagoas.

Em imagens enviadas por seguidores do @italotimoteo.com.br é possível ver o quantitativo de gente sem máscaras e aglomerados no local que não respeitava o distanciamento social. A cidade já contabiliza 1.194 da Covid, desses 1.183 se recuperaram, 11 permanecem ativos e 24 pessoas morreram, de acordo com o boletim divulgado na última quinta-feira, 5.

Segundo um piranhense, o evento foi realizado pelo Rancho Arapuca, de início eles realizaram uma cavalgada pelas principais ruas da cidade e depois seguiram para o Rancho que fica às margens da Rodovia Altemar Dutra.

Nesse local, segundo a testemunha que não quis se identificar haviam mais de 300 pessoas de Piranhas, Olho d’Água do Casado e Delmiro Gouveia, além de Canindé do São Francisco-SE e de outras cidades da região.

No evento também foi possível ver a participação de membros do da equipe de governo do prefeito Tiago Freitas (MDB).

A reportagem entrou em contato com os organizadores do evento e com a Secretaria de Saúde do município a respeito do caso, como também a Secretaria de Esportes e Eventos. Porém só essa última parte citada enviou nota até a publicação desta reportagem. O espaço permanecerá aberto aos envolvidos e citados.

Nota Secretaria de Eventos: A Secretaria Municipal de Esportes e Eventos, através do titular da pasta, vem informar e prestar as seguintes informações aos munícipes e ao Público em geral.

Fora realizado na data de 07/08/21 um evento de “Cavalgada” denominada 1ª Cavalgada dos Amigos.

O evento em questão possuiu organização estritamente de cunho privado, realizada pela Associação dos Vaqueiros de Piranhas, devidamente registrada e lavrada em cartório, sem a ação direta desta Secretaria, ou de qualquer outro órgão público, para sua preparação ou realização. Onde a SMEE funcionou tão somente como apoiadora do evento.

Frisando-se que faz parte da atribuição da SMEE, e constitui sua linha de trabalho principal, a iniciativa, apoio e etc., para fomento de todas as manifestações culturais e tradicionais que resguardem identidade com a região o povo piranhense, sertanejo e nordestino. É o caso da manifestação cultural da Cavalgada, que possui apelo popular, principalmente na Zona Rural, e constitui festejo tradicional de toda a região nordestina, sertaneja e também piranhense.

Destaque-se, também, por oportuno, que não constitui responsabilidade, nem atribuição da SMEE, o controle, vigilância e policiamento dos regramentos de saúde e/ou sanitários, deste ou de qualquer evento privado, ainda que possuam apoio desta Secretaria para sua realização. Como por exemplo, o uso de máscaras e álcool em gel, respeito ao distanciamento, limitação de pessoas e etc.

Além do mais, cabe informar que fora oficiada a Polícia Militar, enquanto autoridade de policiamento competente, acerca da realização do evento em questão, que fez-se presente durante toda sua duração, sem qualquer intervenção ou coibição quanto de qualquer natureza.

No mais, a SMEE desde já se coloca à disposição para maiores esclarecimentos que se fizerem necessários.

Diogo Felix Rodrigues Pereira

Secretário Municipal de Esportes e Eventos.