Werike Marcelino Barbosa dos Santos, 29 anos, morreu no dia 1º de agosto e sua mãe, Maria Aparecida Barbosa, na última sexta-feira, 6.

Aparecida e seu filho Weike - Foto arquivo familiar / cortesia: italotimoteo.com.br

O Covid-19 provocou mais um desastre em uma família natural de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, neste final de semana. Após um intervalo de cinco dias da morte de um rapaz de 29 anos, a mãe dele também não resistiu e faleceu. Eles foram identificados como Werike Marcelino Barbosa dos Santos e Maria Aparecida Barbosa, 59 anos.

Ambos eram residente do Bairro Cohab Nova, Werike deu entrada no Hospital Regional do Alto Sertão no dia 26 de julho e faleceu no dia 1 de agosto, já a sua mãe procurou atendimento médico no dia 19 de julho na UPA e 10 dias depois foi entubada também no HRAS.

Segundo uma filha da Dona Aparecida que conversou com a reportagem. A sua mãe faleceu na Unidade de  Emergência do Agreste (UEA) – Hospital Daniel Houly em Arapiraca.

“Na terça-feira, 13 de julho surgiram os primeiros sintomas, dor de garganta e tosse seca. Na quinta-feira, dia 15 de julho, apareceu a febre e no dia seguinte, levemos ela na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h), onde fizemos o teste e deu positivo.” Disse.

A filha ainda conta que quatro dia depois, no dia 19 a sua mãe apresentou uma dor no tórax, então o médico plantonista resolveu deixar ela internada na área amarela por 24h.

“A diabete que era alta, até então sua única comorbidade, passou a ser acompanhada por leve cansaço, foi ai que o médico resolveu ficar em observação e depois resolveram transferi-la para o HRAS.” Frisou.

A filha dela também disse que sua mãe já havia se vacinado com as duas doses da vacina Coronavac, e tinha cumprido os 15 dias de imunização. Ela foi entubada no dia 28 de julho e no dia 30 transferida para Arapiraca onde não resistiu e faleceu.

O sepultamento ocorreu na sexta-feira, 6, com carreata funerária e com todas as medidas de precaução.