Professora Daiana Francisca de Almeida reside em Luziânia (GO).


Moradora de Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, uma professora de 37 anos viralizou em redes sociais depois de colocar uma faixa no carro para comemorar o fim oficial de seu relacionamento. “Enfim divorciada”, escreveu. Ela disse ter vivido relacionamento abusivo.

A professora Daiana Francisca de Almeida Santos comemorou a separação do ex-marido e por ter conseguido a certidão, na quinta-feira (1º/7), sete anos depois de sair de casa. Ela afirmou ter ficado tentando assinar o documento durante um ano no cartório.

“Me libertei. Fiz essa faixa para comemorar depois de tanto tempo, depois de ter passado por tanta coisa em um relacionamento abusivo”, disse ela à TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás.

Daiana contou que se casou em 2002, aos 18 anos. Na época, estava grávida do primeiro filho. Ela e o marido moraram juntos por 12 anos. Nesse período, terminaram o relacionamento por alguns meses, mas reataram com a esperança de que a relação iria melhorar.

 

Traição e ameaças

 

A professora disser ter sofrido com traição, ameaças e até agressões físicas, mas não chegou a fazer registro na polícia. Em 2014, ela decidiu dar um fim na situação e saiu de casa. No entanto, ainda não havia conseguido oficializar o divórcio no cartório.

“Não sabia o que poderia significar o divórcio para mim. Meu ex-marido não fazia questão também de se divorciar, acho que para manter a sensação de domínio sobre mim”, afirmou a professora, em entrevista à TV.

Apesar de já não morar mais com o ex-marido, ela decidiu, há um ano e seis meses, que precisava da certidão para se sentir, de vez, livre do relacionamento. “Quando você não assina o divórcio, você ainda acha que está presa a alguém”, contou.

 

Falta de dinheiro

 

O processo veio se arrastando por dificuldades em conseguir pagar um advogado. Daiana disse que, ao imprimir a faixa e colocar no carro, o objetivo era comemorar essa mudança na vida. A atitude dela, porém, ganhou muita repercussão na cidade.