Manuel Ferreira Damasceno, 98 anos, morreu em decorrência da Covid-19, e teve corpo entregue a família de outro idoso que tinha nome e sobrenome iguais.


O corpo do idoso Manuel Ferreira Damasceno de 98 anos natural de Olho d’Água das Flores e que foi trocado no necrotério da Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca e enterrado em Delmiro Gouveia por uma família diferente, será exumado nesta quinta-feira, 15.

Segundo apurou a reportagem do italotimoteo.com.br, equipes do Hospital e do Instituo Médico Legal (IML) serão responsáveis pela exumação. O trabalho será realizado quatro dias depois da confirmação da morte do idoso que morreu em decorrência da Covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO 

Os familiares contaram que o ‘Seu Damasceno’ como era chamado, havia tomado a primeira dose da vacina AstraZeneca e aguardava pela segunda dose que é realizada três meses depois.

O caso:

Dois idosos morreram no mesmo dia na Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca, no último domingo, 11, no momento da liberação, os corpos foram trocados e o Manoel Ferreira Damasceno foi sepultado pelos familiares de Manoel Ferreira Lima de 77 anos em Delmiro Gouveia. O caso só foi descoberto na segunda-feira, 12, depois que uma neta do sr. Damasceno percebeu que a foto anexada ao saco onde isola o corpo do idoso não se tratava do seu avô.

O hospital por meio de sua Assessoria de Comunicação divulgou uma nota onde diz que a enfermeira trocou os dados. Confira:

“Nunca ocorreu esse tipo de episódio no hospital. O HE do Agreste foi o primeiro hospital em Alagoas a criar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), para garantir um atendimento cada vez mais humanizado aos usuários da unidade pública de saúde. Nesse caso específico, o outro paciente tinha era homônimo, ou seja, ambos tinham os mesmos nomes. A enfermeira de plantão, por um equívoco, colocou a ficha no outro paciente e ocorreu a troca. A direção do hospital já conversou com familiares dos pacientes, explicou o motivo da troca e abriu um procedimento administrativo interno.”