Francisca dos Santos Silva foi morta após uma tentativa frustrada de assalto a uma propriedade na área rural do município baiano. 


Os  delegados de Paulo Afonso Eduardo Henrique, André Viana, Juliana Fontes e León Nikias da Polícia Civil da Bahia reuniram a imprensa para conceder uma entrevista coletiva e dar detalhes da investigação que culminou na prisão dos autores do assassinato da idosa Francisca dos Santos Silva, que foi morta durante uma tentativa frustrada de assalto a uma propriedade na área rural do município.

Um dos envolvidos estava homiziado (escondido) na residência de familiares no Bairro Bom Sossego em Delmiro Gouveia-AL, cidade que faz fronteira com Paulo Afonso-BA.

O caso ocorreu no dia 03/04/2021, por volta das 18:30h, quando três indivíduos, dois adultos e um menor, tentaram realizar um roubo em na chácara dos idosos, localizada no Povoado Cascavel, à beira da BR 110, em Paulo Afonso. Os citados abordaram Expedito quando estava fechando a cancela, e após notarem que nada tinha, começaram a agredí-lo fisicamente com chutes e coronhadas de uma espingarda. A idosa Francisca dos Santos Silva ao visualizar a cena veio em socorro de seu companheiro, tentando com que os indivíduos parassem a agressão, quando um destes desferiu um tiro de revólver, atingindo a cabeça de Francisca. Os indivíduos empreenderam fuga e nada levaram dos idosos.

Francisca foi socorrida e transferida para que pudesse realizar cirurgia, porém veio a falecer cerca de dois dias após o fato na cidade de Petrolina – PE. A forma cruel, bárbara e impiedosa com que se deu o crime revoltou a sociedade e a Polícia imediatamente tratou o caso com prioridade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO 

Foram realizadas diligências ininterruptas pelos Setores de Investigação da Delegacia Territorial e da 18ª Coordenadoria Regional de Paulo Afonso, onde foram obtidos elementos para que pudesse ser feita representação de prisão temporária e busca e apreensão dos envolvidos no delito.

É necessário ressaltar o apoio da Polícia Militar e do 20º Batalhão nesse caso, quando contribuiu com a Polícia Civil nas diligências que culminaram na resolução do caso.

Um dos autores do fato estava no Hospital Nair Alves de Souza, quando prepostos da Polícia Militar informaram ao setor de investigação da Polícia Civil sobre o paradeiro do indivíduo, que além de ser um dos autores do latrocínio, também seria autor de uma tentativa de feminicídio, utilizando a mesma arma de fogo nos dois casos, fato que foi comprovado posteriormente com as investigações. A citada arma será periciada, e ainda existem informações de ter sido utilizada em outros crimes. O indivíduo foi então preso em flagrante pela Polícia Civil, sendo posteriormente convertida sua prisão em preventiva no caso da tentativa de feminicídio, e sendo solicitada e concedida sua prisão temporária pelo crime de latrocínio.

Cerca de dois dias após a primeira prisão foi realizada prisão de outro envolvido adulto, e o cumprimento de busca apreensão de um adolescente, ficando todos à disposição da Justiça. Também foi realizada diligência que encontrou a espingarda que foi utilizada para agredir com coronhadas Expedito.

Um dos envolvidos, maior de idade, foi inicialmente liberado em audiência de custódia, porém foi novamente representada por sua prisão preventiva, sendo concedida pela 1ª Vara Criminal de Paulo Afonso. O inquérito está em fase final, aguardando laudos, para que possa ser encaminhado ao Ministério Público e à Justiça.

A Polícia Civil ressalta ainda a importância da contribuição da sociedade com denúncias anônimas que ajudaram na elucidação do presente caso, agradecendo a confiança depositada.