Alerta é do coordenador do Observatório Alagoano de Política Pública de Enfrentamento ao Covid-19.

 

O coordenador do Observatório Alagoano de Política Pública de Enfrentamento ao Covid-19 alertou que nas próximas semanas poderão ser sentidas as notificações do casos da doença resultante das aglomerações registradas nesse período de carnaval. 

O professor Gabriel Soares, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), afirmou que o Observatório não tem corpo para fazer um levantamento mais relacionado sobre os eventos e o aumento de casos, mas é possível fazer uma correlação. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nosso trabalho não tem como determinar as causas, mas quando fazemos uma correlação entre os eventos podemos ver o aumento. Sobre as aglomerações feitas no carnaval, o impacto poderá ser sentido nas próximas semanas. Levam duas semanas para os registros aparecem e assim iniciar a testagem”, disse o professor. 

No último boletim apresentado, o Observatório alertou que a transmissão do novo coronavírus em Alagoas estava em descontrole e a confirmação da circulação da nova variante P1 no estado requer maior controle das medidas de prevenção da doença. 

Segundo o secretário Alexandre Ayres, a transmissão da nova variante se dá com uma maior intensidade. “Esse vírus tem uma transmissibilidade maior e consequentemente teremos uma taxa maior de ocupação”, disse. Ele disse que por enquanto, não há nenhuma medida que o Governo possa adotar. 

Apesar da confirmação da nova variante, Ayres disse que não há ainda comprovação da taxa de letalidade do novo vírus e chamou atenção para a população. “As pessoas precisam colaborar, é dever de todos”.