Após um período de impasse, Diretório do MDB divulgou nota dizendo que irá retirar iniciativas jurídicas. 


Após um período de impasse, o Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) divulgou nota, na noite desta quarta-feira (9), afirmando que atendendo aos pedidos do vice-governador, Luciano Barbosa, irá retirar as iniciativas jurídicas adotadas contra a candidatura do mesmo à Prefeitura de Arapiraca, na eleição de 2020. 

Segundo a nota, o MDB afirma que Barbosa pediu a liderança estadual da legenda “tolerância e  e conciliação” e, por considerar os pedidos elementos imprescindíveis “ na busca da ampla convivência democrática”, está dando início à necessária “conciliação política”. 

Com a decisão, Luciano Barbosa deverá assumir a prefeitura de Arapiraca sem a rixa com o partido, que conforme a reconciliação, pode considerar aceitá-lo de volta à legenda. 

A decisão do MDB estadual ocorreu após uma carta enviada por Luciano Barbosa enviada ao partido. No texto, ao qual o Cada Minuto teve acesso, o prefeito eleito de Arapiraca pediu que fossem consideradas a vontade livre e soberana dos arapiraquenses, que o elegeram como prefeito, assim como a maior bancada de vereadores do município. 

Luciano Barbosa também destacou na carta a expressiva votação que o elegeu, 54,56% dos votos, e o “excelente desempenho” do partido no pleito em Arapiraca, obtidos com “esforços e sacrifícios” pessoais dos candidatos, cujo resultado destaca a importância do partido em Alagoas e a “ausência de motivação válida para seguir com a judicialização instaurada pelo Diretório Estadual”. 

Ainda na carta, Barbosa solicita que o partido reconheça “com ratificação” do Diretório Nacional, a legitimidade da convenção municipal da legenda realizada em Arapiraca, que foi tornada sem efeito pelo Diretório Estadual no dia seguinte. Ele também pede a recomposição integral do Diretório Municipal, que foi destituído. 

O prefeito eleito de Arapiraca pede ainda que o partido considere o provimento de todos os recursos interpostos, como a anulação da convenção, a dissolução do diretório municipal e a sua expulsão. 

Em resposta, o MDB/AL afirmou, em nota pública assinada pelo presidente do partido no estado, Renan Calheiros, que irá retirar as iniciativas jurídicas e dará início a uma conciliação. 

Confira a nota:



Fonte: CM