De acordo com o advogado e presidente em exercício da CDL, Gerd Gomes, o Fórum é uma oportunidade para integração socioeconômica do sertão de Alagoas.

Pela primeira vez em sua história como entidade representativa do comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizará nos dias 03, 04, 05, 06 e 07 de novembro, o primeiro Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico do Sertão em Delmiro Gouveia. O evento tem como objetivo, promover uma sabatina com os candidatos à prefeito para as eleições de 2020.

De acordo com o advogado e presidente em exercício da CDL, Gerd Gomes, o Fórum é uma oportunidade para integração socioeconômica do sertão de Alagoas. “O Fórum é o primeiro passo para se pensar em uma integração regional do sertão de Alagoas, a partir de políticas públicas que visem o desenvolvimento socioeconômico. Precisamos pensar Delmiro Gouveia como uma cidade polo que necessita dessa integração com os demais municípios circunvizinhos para fortalecer a nossa economia”, disse. 

Para o secretário integrado e idealizador do Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico, Luciano Aguiar, o Fórum é o primeiro passo para coalizão política pelo município. “O Fórum é o primeiro passo para coalizão pela cidade, do ponto de vista político, econômico e social e a CDL é a instituição mais adequada para conduzir e ampliar a discussão entre o cidadão e a classe política”, explanou. 

Durante o evento, cada candidato será entrevistado em dias específicos por um corpo de jurados composto por seis representantes da sociedade, que serão sorteados para cada dia de sabatina. As entrevistas serão realizadas no Plenário da Câmara de Vereadores do município a partir das 19:00h e serão transmitidas pelas redes sociais da CDL e sites locais. 

COMO FUNCIONARÁ O FÓRUM 

As perguntas serão elaboradas pelos entrevistadores e não podem ser direcionadas a um candidato específico, mas sim, aos diferentes candidatos e devem ser de conteúdo respectivo acerca do eventual mandato que o candidato venha ser investido. As perguntas devem ter como fundamento, preferencialmente números oficiais emitidos por órgãos públicos e serão entregues com antecedência pelos entrevistadores até o dia 30 outubro, na sede da CDL para avaliação da comissão acerca de eventuais nulidades e para sorteio entre os candidatos. 

Os temas abordados pelos entrevistadores serão livres, com base na economia, cultura, turismo, educação, segurança pública e outros seguimentos representados por cidadãos delmirenses de várias entidades e modalidades sociais. Serão anuladas e vedadas quaisquer perguntas de caráter retrospectivo, de intimidade pessoal e relativos à honestidade ou honra do candidato. 

O primeiro candidato a participar da sabatina, no dia 03/11, será o Sávio da Galeria, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), conforme sorteio realizado na noite desta segunda-feira (19), que contou com a participação de representantes de cada coligação. No dia 04/11, será a vez do candidato Renato Torres, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). 

Já no dia 05/11, será a vez do candidato Gabriel Varjão, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). No dia 06/11, será o candidato a reeleição Padre Eraldo, do Partido Social Democrático (PSD) e no dia 07/11, finalizando a série de entrevistas será a candidata Ziane Costa, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). 

O evento será dividido em dois blocos separados por um intervalo de 10 (dez) minutos e durante os intervalos cada candidato (a) pode solicitar a presença de até dois de seus assessores ao seu lado, inclusive em uma sala reservada com o fim de otimizar suas respostas. No final do evento, cada candidato terá um tempo de 5 minutos para fazer suas considerações finais.