Autores de homicídios já estão identificados, inclusive alguns deles podem estar mortos. Disse o delegado em contato com o site do Ítalo Timóteo.



Mais cedo o portal italotimoteo.com.br trouxe uma matéria informando que o município de Canapi, situado no Sertão de Alagoas, havia registrado o 9º homicídio e que nenhum deles havia sido elucidado. Diante da repercussão, o delegado Daniel Mayer que é responsável pela cidade enviou uma nota esclarecendo as informações, diferente das que foram divulgadas.

O portal de notícias, não se equivocou, o que de fato aconteceu foi que as informações das elucidações não chegaram a Imprensa, como na maioria das vezes acontecia em outras gestões policiais, de qualquer forma a atitude tomada pelo delegado demonstra uma inteligência e cautela para que as investigações não venham ser prejudicadas.

Em nota o delegado também diz que os autores dos crimes já foram identificados e alguns deles podem estar mortos. Confira a nota:

Foram veiculadas notícias de imprensa com informações equivocadas sobre a não elucidação dos 9 crimes violentos contra a vida que ocorreram na referida circunscrição municipal.

Então, ao contrário do que foi equivocadamente veiculado pela mídia, dos 9 crimes que ocorreram no Município de Canapi-AL, tão somente um deles não foi elucidado até o momento (o crime foi verificado em 05 de maio de 2020 e envolveu “achado de cadáver com vítima sem vínculos com a região e com habitualidade criminosa”).

Alerte-se: mesmo o homicídio ocorrido no domingo, 20 de maio de 2020, a Polícia Civil já possui conhecimento da autoria e apresentará os indícios e informações ao Ministério Público nos próximos dias.

Apesar do efetivo de policiais civis bastante abaixo do mínimo recomendável e da carga horária parcialmente destinada à realização de plantões policiais (responsável pelas ocorrências de 32 municípios), o fato é que dos 9 crimes contra a vida verificados em Canapi até o dia 21 de setembro, 8 foram totalmente elucidados pela Polícia Civil de Alagoas.

Ao contrário do que foi informado, a taxa de elucidações dos crimes contra a vida que ocorreram em Canapi é de aproximadamente 89% (números oficiais e apresentados ao Ministério da Justiça do Governo Federal).

Trata-se de índice muito alto mesmo para os padrões americanos ou europeus, sem contarmos com a mesma estrutura de trabalho, por certo.

Por outro lado, deve-se mencionar que o número de crimes violentos contra a vida que, infelizmente, ocorreram no Município de Canapi no curso deste ano de 2020, não sofreu aumento substancial quando comparado com o mesmo período do ano de 2019.

São números oficiais da Polícia Civil de Alagoas e do Ministério da Justiça do Governo Federal que no mesmo período em 2019 (de 01 janeiro a 31 de agosto), ocorreram 7 crimes contra a vida, ao passo que em 2020 ocorreram 9 crimes.

Apesar de todas as dificuldades, a Polícia Civil de Alagoas também trabalha há três meses para reabrir ao público a estrutura da Delegacia de Polícia de Canapi (30o Distrito Policial) e já iniciou desde a última semana o procedimento de limpeza de área que tornará possível a realização de serviços de estrutura mínimos à abertura da unidade de polícia judiciária.

A Polícia Civil de Alagoas atribui importância fundamental a todos os crimes praticados com violência e contra a vida e, na medida de suas possibilidades, sempre vai trabalhar para os elucidar e, assim, pacificar as relações sociais. Isto, por certo, ao lado do Poder Judiciário e do Ministério Público e sempre sob os comandos da Lei e dos princípios constitucionais tão caros à sociedade.