Parlamentar foi eleito em 1988 e ao iniciar a carreira na política no ano seguinte solicitou diversas ações para a região da zona rural de Delmiro Gouveia.


O vereador Cacau Correia divulgou novas ações que requereu ao poder público em benefício da população de Barragem Leste, durante o seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, iniciado em janeiro de 1989.

No seu primeiro mandato, o parlamentar solicitava ações na infraestrutura, bem como, no setor de comunicação telefônica, a exemplo do primeiro posto telefônico instalado fora da sede do município.

Além de ser as suas primeiras indicações, foram também as primeiras propostas protocoladas no início da legislatura. E nelas, Cacau solicitou o início da construção do saneamento e calçamento, nas principais ruas do atual distrito, contemplando dentre elas as ruas Projetadas, Castro Alves, Olavo Bilac, José Bandeira, Antenor Serpa e ainda a Avenida Rui Palmeira, nessa época, nenhuma dispunha desse serviço.

Com essas iniciativas, Cacau criou um marco histórico na região, que até então, vivia isolada por falta de comunicação, pois não existia meios para tal. Através do seu esforço, ele conseguiu com a empresa TELEMAR, a primeira linha telefônica para que os moradores pudessem se comunicar com os amigos e entes familiares residentes em outras localidades.

O vereador também agiu em busca de mais saúde, a região de Barragem não possuía atendimento médico e odontológico, mas com a solicitação do parlamentar, o prefeito a época, disponibilizou os profissionais para atender a população.

E não parou por aí, tendo a inquietude como marca, já lutava também pela construção do Ginásio de Esportes. Para tanto, em 15 de março de 1989, solicitou ao prefeito que transformasse a quadra de esporte da localidade em um Ginásio Poliesportivo, para que pudesse oferecer mais alternativas esportivas para os jovens e desportistas da região.

Um parlamentar com espírito inovador. Já sonhava com a descentralização dos serviços da prefeitura, para que pudesse dar mais comodidade aos cidadãos, para tanto, já em 1989, propunha a criação de um Núcleo Administrativo da prefeitura, a conhecida popularmente como “subprefeitura”.

Outra solicitação do vereador, em pró do desenvolvimento de Barragem Leste, foi a recuperação da estrada que interliga a Barragem ao Moxotó, nessa época ainda vicinal, que depois de muita luta e várias audiências em Recife, conseguiu a benfeitoria asfáltica para essa estrada e consequentemente a interligou com a BR 423, melhorando a interligação com o distrito Jardim Cordeiro, trazendo mais facilidade de acesso e segurança à população.

Cacau destacou que todas essas ações tiveram um único objetivo, que foi o desenvolvimento para a comunidade e resumiu: “Barragem e os povoados circunvizinhos sempre foram locais carentes da presença do poder público, mas desde que represento o povo delmirense, procuro levar cada dia mais uma obra que traga mais mobilidade, segurança e desenvolvimento, com isto, tenho a convicção, que venho servindo bem a população.” Finalizou Cacau Correia.