Anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas.


Após se reunir com o governador Renan Filho (MDB) na noite da última sexta-feira (24), o presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas (Sintrancomp/ AL), Maercio Ferreira, informou que o transporte complementar intermunicipal será liberado em todo estado de Alagoas a partir desta terça-feira (28).

"Ontem tivemos uma reunião com o Governo do Estado. O governador nos informou que segunda-feira sairá o novo decreto sobre a covid, e que nessa publicação do novo decreto, o transporte complementar retorna às atividades a partir de terça-feira, com a frota 50% reduzida e a capacidade normal de passageiros de 100%. Isso que o governador nos informou. Vamos aguardar a publicação do decreto segunda-feira para, se Deus quiser, voltarmos a operar na terça", disse ao TNH1, reforçando que o transporte será liberado no estado todo. 

Maercio explicou que os protocolos sanitários serão seguidos de acordo com a determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Arsal/AL).

"O que ficou acordado também é que vamos ter que cumprir todo o protocolo sanitário, que vai desde a higienização de todos os colaboradores, todos os equipamentos necessários, como uso de máscara dos passageiros, o carro tem que ter álcool 70% ou álcool gel, os carros têm que ser higienizados. Todo o protocolo que a agência reguladora vai nos passar".

Segundo o Sintrancomp/ AL, os motoristas e cobradores têm sido testados para covid-19 em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e as secretarias de saúde municipais. O último relatório ao qual o sindicato teve acesso foi na última terça-feira (21). O documento indicava que, de 1.100 profissionais testados, 48 profissionais tiveram positivo para covid-19 e estão afastados. Outras 55 pessoas testaram positivo, mas já tiveram liberação médica com o segundo exame feito.

"Todos os motoristas e cobradores foram testados para covid. Alguns foram afastados para cumprir o tratamento. Só vai voltar o motorista e o cobrador que estiverem com teste negativo pronto para retomar os trabalhos. Isso faz parte do protocolo, testar motorista e cobrador. Cumprir as etapas para esse retorno".

O TNH1 procurou o Governo de Alagoas, através do Gabinete Civil, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. A reportagem será atualizada assim que houver resposta.

Fonte: TNH1