Fase permite o funcionamento de loja e estabelecimentos com até 400 m², barbearias e salões de beleza. Igrejas e templos poderão voltar as atividades com 30% da sua capacidade.

Calçadão do comércio - Foto: Editora Guia Mais

O governador Renan Filho anunciou nesta terça-feira, 28, através de uma Live que as cidades do interior, entre elas Delmiro Gouveia e as demais do Alto Sertão de Alagoas, entrarão na fase laranja, que permite que alguns estabelecimentos e igrejas retornem as suas atividades de forma moderada e com todas as medidas sanitárias.

Segundo o governador, a fase laranja permite o funcionamento de loja e estabelecimentos com até 400 m², barbearias e salões de beleza. Igrejas e templos poderão voltar as atividades com 30% da sua capacidade.

Renan Filho ressaltou que a decisão foi tomada após análise dos números da Covid-19 em todo estado. Ele revelou que houve uma redução de óbitos nas últimas oito semanas demonstrando certa estabilidade. O governador também destacou que a redução de mortes no interior ainda é menor que na capital, e o fato deve ser observado.

O governador também disse que caso a população relaxe nas medidas sanitárias e de proteção, recomendadas para conter a propagação do vírus, e os números de casos de coronavírus voltem a crescer, poderá haver a necessidade de medidas de isolamento mais duras.

O novo decreto também autoriza o retorno de 50% da frota do transporte intermunicipal, que deve trafegar  dia sim, dia não.

Renan comunicou que vai fortalecer a fiscalização do uso de máscaras e enviará um projeto de lei (PL) à Assembleia Legislativa (ALE) tornando obrigatório, no momento, o uso do equipamento de segurança.

Confira o que pode funcionar na fase laranja:

lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados);
salões de beleza e barbearias;
templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% (trinta por cento de sua capacidade).
Também podem funcionar todos os serviços essenciais que já estavam autorizados desde a fase vermelha.

Com informações da Agência Alagoas.