A estrutura que estava prestes a ser inaugurada, teve seus canos quebrados por dois homens que invadiram a área que fica situada na zona rural de Piranhas.


O Assentamento Olga Benário, no município de Piranhas, no Alto Sertão de Alagoas, sofreu na última quarta-feira (24) um ataque contra a estrutura que levaria água às famílias assentadas. A estrutura que estava prestes a ser inaugurada, teve seus canos quebrados por dois homens que invadiram a área.

Segundo as denúncias das próprias famílias assentadas, os dois homens entraram no assentamento em um veículo de cor branca e quebrou parte dos canos que abasteceria as famílias que vivem na área. Os assentados denunciam ainda que os dois homens tentaram ainda queimar a bomba de água.

As 30 famílias que vivem no assentamento fariam a inauguração da chegada da água nas casas do assentamento na quinta-feira (25), mas foi surpreendida pelo ato de vandalismo um dia antes da inauguração. Uma comissão de representantes do assentamento já registrou Boletim de Ocorrência, denunciando o caso às autoridades de segurança pública do município.

O assentamento que existe há 13 anos no Alto Sertão luta desde a conquista da terra para garantir o acesso à água nas casas, como um direito básico para a garantia da vida das famílias e para a produção de alimentos saudáveis no território.

A chegada da água das casas foi adiada, mas os assentados e assentadas seguem exigindo que os órgãos de segurança pública possam investigar e punir os envolvidos na destruição dos canos da comunidade.

Além do registro do Boletim de Ocorrência, os camponeses e camponesas vão iniciar uma campanha de denúncia no município, expondo o ato e suas consequências na vida dos trabalhadores e trabalhadoras do assentamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação - MST.