De acordo com o estudo, a previsão otimista é de que 305 pessoas serão infectadas nos próximos 10 dias.

Dra Evilânia, Engenheiro Sirlandro e Engenheira Eloiza

Segundo os dados epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Delmiro Gouveia- AL por meio de Notas Oficiais no dia 22 de junho de 2020, o total de casos confirmados de Covid – 19 chega a 170. Desse total, 88 casos estão ativos, 72 recuperados e 10 entraram em óbito.

Diante desse cenário, o Engenheiro Civil Sirlandro Amorim (Universidade Federal de Alagoas) que é cidadão do município, elaborou um estudo gráfico que mostra as previsões de contaminação pelo coronavírus para períodos de 10 dias.

De acordo com o estudo, a previsão otimista é de que 305 casos no acumulado geral nos próximos 10 dias. Ainda de acordo com essas projeções, a previsão moderada é de que, nesse mesmo período, haverá 618 pessoas infectadas e, por último, e no pior dos cenários, que é o pessimista, a previsão é de 930 pessoas infectadas para o mesmo intervalo de tempo.

Vale ressaltar que essas projeções são baseadas numa curva formada por dados que a prefeitura divulga e que isso é uma estimativa que vem se confirmando. Infelizmente, os dados mostram uma realidade triste e muitas vertentes mostram os motivos pelo qual chegamos a esses números.

Lembremos das orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde: higienizar as mãos, utilizar máscara de proteção, evitar aglomerações. Além dessas medidas, o município clama por medidas mais agressivas para a população delmirense. Pensar que o vírus da covid-19 já está na nossa cidade e permanecer com a visão de que nada mais pode ser feito não apenas é assustador como também destrutivo.

Sendo assim, chamamos a atenção dos delmirenses para que lutemos pela vida de todos, unido forças e respeitando às recomendações de proteção. Essa é a hora de evitar uma possível tragédia. Não podemos deixar que o cenário pessimista, de 930 pessoas infectadas, aconteça em nosso município. Lembrem que essas pessoas podem ser nossos entes queridos.

Fonte: Sirlandro Amorim, 2020 

Autores:
Sirlandro Amorim - Engenheiro Civil formado pela universidade federal de Alagoas.
Eloiza Stephane da Silva - Engenheira de produção formada pela Universidade de Alagoas.
Dra. Evilânia Rodrigues – Terapeuta Ocupacional.