Na segunda (15), Estado abre mais 40 leitos para Covid-19 no Hospital Nossa Sra. de Fátima e uma Unidade de Síndromes Gripais em Santana do Ipanema.


O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, entregaram, na manhã deste sábado (13), a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais Iza Castro, em Arapiraca. Instalada no Ginásio João Paulo II, no centro da cidade, a Central de Triagem iniciou, logo em seguida, o atendimento à população. O funcionamento será diário, oferecendo avaliação médica e realizando o teste rápido para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Na entrega, Renan Filho detalhou o cronograma de abertura dos equipamentos de saúde que estão em fase de conclusão no estado e anunciou mais investimentos na área, a exemplo da construção do Hospital Metropolitano do Agreste, do Hospital da Criança, em Maceió, e de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) na capital e no interior.

A Central de Triagem recebeu o nome de Iza Castro, uma homenagem à assistente social que morreu no dia 4 de junho em consequência das complicações provocadas pela Covid-19. Ela era administradora no Hospital Memorial Djaci Barbosa (antigo Afra), em Arapiraca, uma das unidades contratualizadas pelo Governo do Estado para expandir a rede de saúde no enfrentamento à pandemia.

“Minha irmã estava na linha de frente, porque administrava o Hospital Djaci Barbosa, que se tornou referência no tratamento da Covid. Infelizmente, ela acabou contraindo o vírus e faleceu. Essa homenagem deixa a família muito feliz”, disse o jornalista Igor Castro, irmão da homenageada.

Saiba mais no Agência Alagoas.